A Escola 42, escola de desenvolvimento de software, acolhe 222 novos alunos em Lisboa e no Porto. Com mais de 14 nacionalidades representadas e perfis profissionais variados, como arquitetos, estafetas, psicólogos ou militares, os novos alunos iniciam um ciclo de aprendizagem em programação, usufruindo de um ambiente inovador e gamificado que valoriza a autonomia e o trabalho em equipa.
Cerca de 70% dos novos alunos têm pouca ou nenhuma experiência em programação e aproximadamente metade têm como grau de escolaridade o ensino secundário, o que demonstra o compromisso da 42 em democratizar o acesso à educação tecnológica. Proatividade, curiosidade, dedicação e gosto pelo trabalho em equipa são as características mais valorizadas nos alunos, que devem ter pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.
Sem salas de aula, horários fixos ou professores, os alunos aprendem através de projetos práticos e dinâmicos, ampliando os seus conhecimentos técnicos e desenvolvendo competências como a criatividade, autonomia, resiliência, capacidade de comunicação, de trabalhar em grupo, de resolver problemas, entre outras.
“Celebramos o oitavo kick-off da 42 em Portugal, uma conquista que representa um passo importante na nossa missão de democratizar o acesso à educação em programação e formar os talentos do futuro. Este curso está a ter um impacto muito positivo na vida de centenas de pessoas que procuram aumentar os seus conhecimentos na programação, e dá também resposta ao elevado número de empresas que procuram profissionais ligados à programação e tecnologia. Aos novos alunos da 42, desejo que aproveitem ao máximo cada oportunidade e não hesitem em desafiar os seus limites”, sublinha Pedro Santa Clara, Presidente Executivo da 42 Portugal.
Desde que abriu portas em Portugal, a 42 já soma 8 kick-offs, quase 1.000 alunos, mais de 50 mil candidatos registados, 12 Piscines em Lisboa e 5 no Porto, onde chegou em junho de 2022.
O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação.
As candidaturas estão abertas 365 dias por ano em Lisboa e no Porto através dos links apply.42lisboa.com e apply.42porto.com.
Como funciona?
Para aceder ao curso da Escola 42 é necessário passar dois testes online e completar a “piscina”, um bootcamp de 26 dias intensivos nas instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles.
O curso da 42 é partilhado nas mais de 50 escolas em todo o mundo. Demora entre 16 e 20 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional.
Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decidem quais as áreas que mais lhes interessam e que querem explorar. Entre Inteligência Artificial, Cybersecurity, Web Development, entre outras, poderão desenvolver projetos que acompanham o avanço tecnológico. Mais uma vez, e para que depois recebam um certificado de especialização, terão de fazer uma experiência profissional em que coloquem em prática toda a aprendizagem.
A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus.
Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro.
Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.
A 42 em Portugal
A 42 entrou em Portugal em julho de 2020 na cidade de Lisboa. Desde que abriu portas, já registou mais de 50.000 candidaturas de todo o país e conta hoje com quase 1.000.
A 42 no mundo
Fundada em Paris em 2013, a 42 tem hoje mais de 21 mil alunos em mais 50 países, sendo reconhecida como uma das melhores escolas de programação e uma das mais inovadoras do mundo, segundo o ranking WURI 2023 onde constam outras instituições de ensino como o MIT, Stanford e Harvard, por exemplo.
Aprender na 42 é totalmente gratuito, não exige qualquer background académico ou experiência em programação. O único requisito é que os candidatos tenham pelo menos 18 anos.
Na 42 aprende-se de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de trabalho em equipa e de resolução de problemas.