Esta semana João Blümel, um mentalista que utiliza tecnologias imersivas como realidade virtual e aumentada nos seus espetáculos, partilha connosco a sua sua paixão pela tecnologia e como a explora em palco com mais de 16 anos como mentalista.
João Blümel revelou ao Digital Inside com as tecnologias imersivas começaram a fazer parte dos seus espetáculos em 2017, e que quando experimentou a realidade virtual pela primeira vez percebeu de imediato que podia proporcionar experiências ainda mais envolventes ao público.
A partir daí, o nosso convidado iniciou uma caminhada de exploração e experimentação, utilizando câmaras 360º e desenvolvendo experiências em vídeo 360º, além de colaborar com empresas para criar experiências de realidade aumentada.
Um dos destaques da sua carreira foi o espetáculo “The True Influencer”, lançado em 2020, que combinava realidade virtual, realidade aumentada e interações com redes sociais para criar uma experiência única ao público.
Blümel compartilhou ainda a sua mais recente colaboração com o programador de realidade virtual Tiago Rodrigues, que resultou na criação de experiências altamente imersivas para eventos como a Expo Dubai.
Uma das experiências mais marcantes, relatadas pelo Mentalista, foi a integração de um robô, Desi, da Sophiaverse, no seu espetáculo em Las Vegas, “onde pela primeira vez na história um robô adivinhou os pensamentos de uma pessoa”.
Blümel também compartilhou algumas histórias interessantes sobre a reação do público às suas experiências, incluindo casos em que as pessoas ficaram surpresas com a imersão da realidade virtual ao ponto de terem medo alturas virtuais.
João Blümel enfatizou como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover o entretenimento, a conexão entre as pessoas e a promoção da cultura, ao mesmo tempo em que oferece experiências memoráveis e únicas ao público.