Apple cancela projeto de carro elétrico

A Apple anunciou o cancelamento do tão aguardado projeto de carro elétrico, de acordo com uma fonte confiável, citada pela Reuters. Iniciado há uma década, o Projeto Titan, como era conhecido internamente, foi interrompido, levando a empresa a redirecionar os seus recursos para sua divisão de inteligência artificial (IA).
28 de Fevereiro, 2024

Após esta a notícia, as ações da Apple subiram 0,7% nas negociações da tarde de ontem, refletindo um voto de confiança dos investidores nos novos rumos da empresa. Vários funcionários que estavam envolvidos no projeto do carro elétrico serão realocados para a divisão de IA da empresa, num movimento estratégico relatado pela Bloomberg News.

A decisão da Apple acontece num momento em que a indústria automóvel enfrenta desafios significativos, incluindo elevadas taxas de juros para conter a inflação, resultando num abrandamento da procura por veículos elétricos. Vários fabricantes de automóveis, incluindo os líderes de mercado, estão a reduzir investimentos e a ajustar as suas estratégias para se concentrarem em híbridos, em vez de veículos totalmente elétricos.

O Projeto Titan enfrentou varias dificuldades ao longo dos anos, com progressos desiguais, mesmo antes da pandemia de COVID-19. A imprensa internacional chegou a dar nota que a Apple considerava lançar um veículo entre 2024 e 2025, mas os desafios persistentes e as mudanças no cenário da indústria levaram ao cancelamento do projeto. Embora a Apple tenha evitado grandes investimentos em IA até o momento, esta mudança indica uma mudança estratégica significativa, alinhada com a busca por inovação e competitividade no setor tecnológico. Como sempre a Apple não confirma nem desmente as notícias sobre este assunto, deixando espaço para especulações sobre os seus próximos passos na área de inteligência artificial, que de certa forma faz parte do charme da marca

Opinião