IA generativa provoca mudança nas lideranças

O estudo ‘Leadership in the Age of AI’ da IBM, baseado em entrevistas a mais de 1.600 líderes explora como a liderança se transforma à medida que as empresas adotam a IA generativa.
30 de Novembro, 2023

A ascensão da IA generativa em 2023 tem sido extraordinária. À medida que a tecnologia se generaliza no mercado de consumo, os líderes seniores progressistas apressaram-se a responder, procurando assegurar o seu lugar nesta transformação emergente.

É uma aposta segura que 2024 será o ano em que as empresas irão seguir em massa esta tendência, e a pressão para tomar as decisões certas e liderar adequadamente está a ser sentida em todo o C-suite. O relatório concluiu que 96% dos inquiridos que têm ou planeiam implementar IA generativa participam ativamente na criação de novos enquadramentos setoriais éticos e de governança.

À medida que os executivos na Europa procuram explorar o potencial da IA, enquanto navegam nas crescentes ameaças à segurança e num cenário regulatório e ético em evolução, o relatório explora o que a liderança na era da IA realmente implica.

Para Ana Paula Assis, Chair & General Manager EMEA, “a IA irá definitivamente mudar as “regras do jogo”. Um poderoso catalisador com o potencial de impulsionar um progresso global transformador. E a sua rápida ascensão está a dar à Europa, onde se encontram 7 dos 10 países mais inovadores do mundo, a oportunidade de desempenhar um papel de liderança. Mas isto não significa que os líderes empresariais não estejam conscientes dos desafios. As preocupações em torno da governança, da ética e da segurança são prioritárias, uma vez que os executivos se esforçam por adotar a IA de forma segura e responsável. É uma responsabilidade que afeta todas as esferas de uma empresa, desde os seus dados aos seus colaboradores, passando pela sociedade em geral. E o sucesso requer um tipo de mudança organizacional para a qual poucos estão preparados.”

“Embora nenhuma organização queira ficar para trás, aos olhos dos seus clientes, investidores, colaboradores e “peers”, é necessária uma licença para operar com esta nova e apaixonante tecnologia. E essa licença é a confiança. Este momento exige uma liderança de confiança, incutindo uma boa governança em cada ação tomada. Todas as estratégias de IA bem-sucedidas dependerão de uma governança de IA eficaz e responsável – e fazê-lo corretamente garantirá que as empresas estejam preparadas e prontas para colher os benefícios da revolução da IA.”

Deixamos-lhe aqui as principais conclusões do Estudo da IBM:

Responder à pressão crescente

Os líderes empresariais inquiridos afirmam que as três maiores fontes de pressão para adotar a IA generativa são não só a concorrência ou os consumidores, mas também os colaboradores, membros do conselho de administração e investidores.

Isto resulta principalmente de um desejo de modernizar e melhorar a eficiência operacional (45%), utilizando a IA para automatizar os processos rotineiros e libertar os colaboradores para assumirem tarefas de maior valor, ajudando simultaneamente a promover a inovação. Segue-se o potencial da tecnologia para melhorar a experiência do cliente (43%) e aumentar os resultados das vendas (38%).

Em resposta à agenda do conselho de administração sobre a IA em particular , os inquiridos foram praticamente unânimes (95%) quanto ao potencial da IA generativa para impulsionar melhores decisões de liderança.

Tomar a iniciativa em matéria de transparência e ética

No que diz respeito aos desafios da implementação da IA generativa, os inquiridos salientaram como principal prioridade a importância de a aplicar num quadro ético e inclusivo, seguida da pressão para contratar talento especializado e as implicações económicas.

E, enquanto os reguladores de toda a Europa trabalham para desenvolver rapidamente quadros políticos de IA, está a exigir-se aos próprios líderes empresariais que assumam a propriedade e a responsabilidade em questões-chave, citando a preocupação com as implicações de segurança (incluindo privacidade e vigilância) como fundamentais para uma IA responsável.

Centrar-se no desenvolvimento contínuo de competências

De um modo geral, a melhoria das competências de IA provou ser uma prioridade fundamental, já que 95% dos líderes inquiridos afirmou que estão a tomar medidas para garantir que as suas organizações têm as competências de IA adequadas. Neste sentido, os inquiridos classificam a melhoria das competências da força de trabalho existente logo à frente do recrutamento de novos especialistas e da subcontratação de fornecedores de tecnologia.

A nível pessoal, os líderes estão ativamente empenhados em aumentar os seus próprios conhecimentos sobre a tecnologia de IA generativa (44%), o panorama regulatório e de conformidade (41%) e as implicações éticas (41%).

Para além de fazerem o seu “trabalho de casa”, estão também a assumir uma responsabilidade proativa e pessoal para ajudar a estabelecer barreiras de segurança: 74% dos líderes estão a planear participar em discussões ativas com os seus pares ou colaborar ativamente com os decisores políticos sobre a regulamentação da IA.

No entanto, apesar destas conversas promissoras, ainda temos um longo caminho a percorrer. Embora 91% dos inquiridos afirme ter uma boa compreensão do contexto regulatório, uma proporção muito menor (54%) tem claro o que isso significa para o seu negócio.

“Os responsáveis políticos europeus precisam de um compromisso ativo e a longo prazo dos líderes empresariais para conseguirem um quadro regulamentar eficaz e adequado “, comentou Bola Rotibi, Chefe de Investigação Empresarial, CCS Insight. Acrescentou ainda que “melhorar as competências, investindo em programas de formação e educação acessíveis em IA e IA generativa e procurar apoio especializado, irá garantir que ambas as tecnologias sejam utilizadas eficazmente em toda a organização”.

Opinião