Esta semana Luís Bravo Martins conversa com João Domingues, Innovation Lead na Axians e membro da direção da secção do Metaverse da APDC. Com um percurso profissional único e uma paixão inabalável pelas tecnologias imersivas, João Domingues partilha nesta conversa a sua visão para o futuro.
Tecnologias Imersivas e o impacto no E-learning
João Domingues, destaca nesta conversa a importância das tecnologias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, no e-learning. Estas tecnologias permitem criar experiências formativas que vão além dos tradicionais PowerPoints e formulários, trazendo uma conexão emocional e uma imersividade que potencializam a aprendizagem. Na Nova Base, e posteriormente na Axians, João Domingues liderou a oferta de soluções de XR (realidade estendida) e Digital Twins, antecipando as tendências e necessidades do mercado.
Inteligência Artificial: O presente e o futuro
Quando questionado sobre as tecnologias emergentes mais promissoras, João Domingues foi categórico: “Hoje, a grande tecnologia que realmente traz valor é a Inteligência Artificial, mais particularmente a IA generativa.” A popularização do ChatGPT, que João compara ao “iPhone da IA”, democratizou e massificou a adoção e entendimento da IA, tornando-se uma ferramenta indispensável desde estudantes a grandes empresas.
Para João Domingues, os desafios que as empresas enfrentam na adoção de novas tecnologias, estão na necessidade de criação de áreas de inovação dentro das organizações para experimentar e prototipar soluções de forma iterativa e com menor risco. “Empresas como a Axians devem proteger e cultivar estas áreas de inovação para manter a relevância e aportar valor aos clientes num mundo de grande incerteza e disrupção”, afirmou.