Entre as inúmeras ferramentas e aplicações de IA que estão atualmente disponíveis como aplicações móveis, de ambiente de trabalho ou da Web, existem algumas que se caracterizam principalmente pelo facto de não serem exatas, não garantirem a qualidade mínima para executar o que apregoam.
As ferramentas de IA que apregoam ser exatas são concebidas principalmente para fazer face a corrida desenfreada de lucrar com a atual histeria da IA generativa (GenAI) – e, infelizmente, também obscurecem a visão da aplicação produtiva no domínio da IA generativa.
Escolhemos sete aplicações GenAI que podem aumentar drasticamente a produtividade no seu trabalho quotidiano e, assim, poupar tempo considerável. Experimente as ferramentas GenAI, que pelo menos comprem o que prometem, de forma a contribuir com exatidão para o aumento da sua produtividade.
As fermentas que escolhemos:
1. chatPDF
Alguém lhe envia um ficheiro .pdf de 300 páginas e, após a segunda página, a sua leitura é tão fascinante como a de uma declaração de impostos. No futuro, pode contar com o ChatPDF para estas e outras ocasiões semelhantes e poupar tempo.
Esta ferramenta puramente baseada na Web – que não deve ser confundida com as aplicações móveis com o mesmo nome – faz exatamente o que promete: permite-lhe conversar com ficheiros .pdf. Além disso, também pode carregar documentos do Office em formato.doc ou .docx através do portal Web, para depois pedir informações sobre o conteúdo da forma mais rápida e fácil possível, graças ao suporte de IA. Pode tratar-se de simples resumos ou de perguntas específicas relacionadas com o conteúdo. Se necessário, pode até introduzir vários documentos e consultá-los em conjunto. Os responsáveis do ChatPDF prometem armazenar todos os dados de forma segura, apagá-los a pedido e nunca os transmitir a terceiros. No entanto, os documentos sensíveis relacionados com a empresa não devem ser enviados por esta via.
Para além disso, o ChatPDF processa documentos em (quase) qualquer língua – e também os apoia no que diz respeito à função de chat com IA. Pode carregar e recuperar dois documentos por dia gratuitamente através do serviço – sendo que os ficheiros podem ter um máximo de 120 páginas ou 10 MB de tamanho. A versão gratuita da aplicação Web GenAI deve, portanto, ser suficiente para a maioria dos utilizadores ocasionais. Se precisar de mais do que isso, a versão paga ChatPDF Plus está disponível a partir de cerca de 20 euros por mês (ou 140 euros por ano).
2. beautiful.ai
Criar apresentações (corretamente) pode ser uma dor de cabeça. A menos que se deixe a IA generativa assumir a parte essencial do processo de conceção. Isto funciona com o software de apresentação baseado em IA Beautiful.ai. A (possivelmente) maior falha desta ferramenta de IA, que também é baseada na Web, é que, embora também processe pedidos em português, atualmente só cria apresentações em língua inglesa. No entanto, faz isso muito bem, como mostra a mini-demo no site oficial. A aplicação AI não só o apoia na conceção dos diapositivos individuais, mas também na formatação dos conteúdos e no cumprimento das diretrizes da marca – bem como em todos os outros aspetos importantes para que a sua apresentação cause a impressão mais profissional possível.
As funções generativas de IA do serviço Web também incluem uma função para gerar conteúdos. Por exemplo, pode dar instruções à IA para criar um tipo muito específico de apresentação sobre um determinado tópico. Para o efeito, a aplicação utiliza dados publicamente disponíveis. O resultado exigirá muito provavelmente uma análise, revisão e reformulação exaustivas. No entanto, pode fornecer-lhe uma base inicial útil sobre a qual pode construir e, potencialmente, poupar muito tempo. A Beautiful.ai integra-se com o PowerPoint, Slack, Webex e Dropbox.
Infelizmente, a magia da apresentação de IA não é gratuita. A subscrição da Beautiful.ai custa 12 dólares por mês para particulares. Trabalhar em equipa com a aplicação GenAI custa pelo menos 40 dólares por utilizador e por mês. Um plano de preços para empresas individuais está disponível mediante pedido.
3.Dola
Apesar de todos os avanços tecnológicos na produtividade, há uma tarefa que continua a ser uma tarefa árdua: interagir com um calendário. O assistente de calendário com IA Dola dedica-se a esta tarefa. Trata-se de uma solução de chatbot que pode ser integrada nas plataformas de mensagens WhatsApp, Telegram, Line e iMessage e que depois se liga às aplicações de calendário da Google e da Apple, por exemplo. Uma vez que esta ferramenta de IA utiliza o protocolo de rede CalDAV para aceder aos dados do calendário, infelizmente tem de fazer os desvios através de um plugin de terceiros no caso do Outlook.
Uma vez concluída a integração, o Dola está disponível através de botões integrados nas aplicações de mensagens para criar e mover marcações – ou para colocar diretamente questões sobre vagas de marcação livres. O Dola também pode ser utilizado para enriquecer os compromissos com informações – por exemplo, sugestões de restaurantes populares numa determinada área ou ideias para o novo slogan da empresa a ser encontrado na reunião.
O melhor do Dola é que o serviço está disponível em praticamente todas as línguas e pode ser utilizado de forma totalmente gratuita – pelo menos por enquanto. Mas provavelmente não para sempre, porque, de acordo com os responsáveis, está planeada uma versão premium da aplicação GenAI para o futuro.
4. Fathom
Todos nós sabemos que as reuniões virtuais podem ser muito más. E mesmo que a IA generativa não possa (ainda) impedir que participe de sessões de tortura digital: Existe uma aplicação de IA que a torna mais suportável – Fathom.
Esta aplicação é um assistente de IA para videoconferências sob a forma de software clássico para sistemas Windows ou Mac, que pode ser integrado no Zoom, no Microsoft Teams ou no Google Meet. Uma vez instalado, o Fathom funciona discretamente em segundo plano e transcreve todas as videochamadas (através da integração do calendário) automaticamente ou com o toque de um botão. Tomar notas é, portanto, uma coisa do passado em ambos os casos. Os resumos ou informações estão diretamente disponíveis e podem ser pesquisados, processados ou utilizados noutras ferramentas de produtividade e colaboração, como o Slack.
Segundo a Fathom, todos os dados são encriptados durante a transmissão e em repouso. Os responsáveis também se comprometem expressamente a não treinar quaisquer modelos de IA nos dados dos clientes. Todos os pormenores sobre questões de segurança e conformidade estão – exemplarmente – disponíveis através de um Centro de Confiança dedicado.
O software de IA suporta vários idiomas diferentes, incluindo inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. Além disso, a utilização do Fathom é totalmente gratuita, sem restrições quanto ao número ou à duração das videoconferências gravadas. A equipa por detrás da aplicação GenAI só paga pelas funções de IA mais avançadas.
A Fathom Team Edition oferece funções de IA mais avançadas, como alertas automáticos de palavras-chave, compilações de destaques e funções de gestão de equipas. A versão paga também permite a integração em sistemas empresariais como o HubSpot, o Salesforce ou o Zapier. Os preços começam em 19 dólares por mês e por utilizador. Está disponível uma versão experimental gratuita de 14 dias.
5. Whisper Web
Se já tem ficheiros áudio que foram criados durante reuniões ou conversas telefónicas, por exemplo, e que agora precisam de ser convertidos em texto, o Whisper Web é o endereço certo – pelo menos quando se trata de gravações áudio em inglês.
Esta aplicação Web de código aberto baseia-se no trabalho de desenvolvimento da OpenAI e oferece transcrições em tempo real diretamente no navegador. O grande modelo linguístico utilizado para o efeito é descarregado através da aplicação e executado localmente – os dados que transmite à IA não saem do dispositivo.
O Whisper Web pode captar conteúdos de áudio diretamente através do microfone ou extraí-los dos ficheiros de áudio correspondentes. De acordo com os criadores, a aplicação de IA é treinada em dados multilingues e também suporta a transcrição de outras línguas (para além do inglês). Esta a ferramenta é de código aberto e de utilização totalmente gratuita – não é necessária uma conta dedicada.
6. summarise.tech
Se os vídeos do YouTube estão na sua lista de tarefas de vez em quando, mas raramente tem tempo e muito menos paciência para ver keynotes, TED talks ou apresentações completas, também existe a aplicação de IA certa para isso. Nomeadamente a aplicação Web Summarize.tech. O mesmo se aplica a esta ferramenta: deve saber falar inglês.
Desde que isso não seja um obstáculo, pode alimentar a aplicação GenAI com praticamente qualquer vídeo do YouTube. Quase porque os vídeos têm de ter legendas, caso contrário a IA entra em greve. Se os requisitos forem cumpridos, o Summarize.tech fornece uma transcrição bastante exacta do vídeo em segundos.
Este serviço é financiado através de ligações de afiliados da Amazon, pelo que pode ser utilizado gratuitamente – mas não indefinidamente. Os potenciais clientes com ambições de utilizadores avançados podem transcrever até 200 vídeos a partir de 10 dólares por mês.
7. AudioPen
Se não consegue passar sem o seu bloco de notas (ou uma aplicação correspondente), a ferramenta de IA AudioPen pode tornar-se a sua nova aplicação favorita. O software capta notas de voz de qualquer tipo e idioma com o toque de um botão e cria um resumo escrito num instante. E fá-lo “lindamente”: as palavras de preenchimento ou as repetições são automaticamente eliminadas.
Cada gravação vai diretamente para o bloco de notas digital e pode ser pesquisada, partilhada ou traduzida para outra língua. O AudioPen é também uma aplicação totalmente baseada na Web, que pode ser instalada como uma aplicação Web progressiva opcional.
A ferramenta de IA para memorandos de voz é de utilização gratuita, desde que se possa limitar a gravações até três minutos de duração e um máximo de dez notas. Para requisitos que vão além disso, está disponível um plano de preços premium opcional, que custa pelo menos 99 dólares por ano – mas pode ser utilizado sem restrições e oferece uma gama de funções adicionais.
Com informações Computerworld