Sensei implementa a sua tecnologia em mais um supermercado autónomo em Itália

A nova loja ‘TuDay Prendi & Vai’ em Trento, representa a segunda implementação da tecnologia da Sensei em Itália, oferecendo uma experiência de compra mais rápida e sem filas.
14 de Maio, 2024

A startup tecnológica, que conta já com várias lojas autónomas na Europa e na América do Sul, aliou-se à cooperativa DAO – que gere a marca número 1 de retalho em Itália, a Conad, nas províncias de Trento, Bolzano, Vicenza e Verona – e repetiu o feito de abertura de uma loja pioneira, baseada em Inteligência Artificial, em Itália.

A abertura da segunda loja, em Trento, realizou-se apenas seis meses após a abertura da primeira loja, situada no centro histórico de Verona, e novamente com o mesmo cliente, demonstrando a fiabilidade da tecnologia da Sensei, que está a transformar o setor do retalho. Desde a abertura, a loja de Verona teve um total de mais de 90 mil visitas, o que prova a satisfação e rápida adaptação dos consumidores a esta tecnologia.

A ‘TuDay Prendi & Vai’ (em português, “Pegue e Leve”) de Trento oferece, à semelhança das outras lojas desenvolvidas pela Sensei, uma nova forma de fazer compras – uma experiência tão simples como ir à despensa de casa. A tecnologia permite que os clientes simplesmente entrem, peguem nos produtos que desejam e saiam, sem terem de se dirigir a uma caixa e esperar numa fila para pagar. Apesar de a experiência estar assente em tecnologia, há uma equipa sempre presente e treinada para ajudar e acompanhar o cliente nesta experiência inovadora.

Tal como em Verona, esta segunda loja, em Trento, conta com uma série de desenvolvimentos pensados para potenciar a experiência do utilizador. A par da eliminação das barreiras à entrada na loja, permitindo um acesso facilitado, esta nova loja oferece aos clientes a possibilidade de reverem o seu carrinho de compras virtual, atualizado em tempo real, antes de saírem da loja. No terminal de pagamento, após acederem ao carrinho, podem escolher pagar com cartão ou utilizando a aplicação “TuDay – Prendi & Vai”, recebendo imediatamente o recibo da compra. Todo este processo, desde que o cliente chega ao terminal até sair da loja, demora, ao dia de hoje, menos de um minuto.

A tecnologia da Sensei permite ainda uma grande abrangência em termos da gama de produtos vendidos em loja (mais de duas mil referências), pelo que os clientes encontrarão os mesmos produtos que encontrariam num supermercado convencional. Destacam-se sobretudo os produtos de peso variável, como frescos e padaria, que beneficiam da comunicação automática entre as balanças para pesagem e o sistema de loja, ou a máquina de café self-service.

“A abertura de uma nova loja é sempre um momento de orgulho, mas a abertura de uma segunda loja é um momento histórico para a Sensei. Este marco assinala o início da nossa expansão em Itália e realça o valor prático e a conveniência da nossa tecnologia, muito além do mero entusiasmo tecnológico. Temos o privilégio de ter a DAO como nosso parceiro e pioneiro nesta expansão do retalho autónomo em Itália e agradecemos-lhe a confiança e o contributo para mais um capítulo importante na história do retalho em Itália. Aguardamos com expectativa o que o futuro nos reserva”, afirma Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.

Tecnologia da Sensei

A Sensei criou um novo conceito de loja – assente em visão computacional, sensores e algoritmos de IA – que converte a tecnologia numa ferramenta ao serviço quer dos consumidores, quer dos retalhistas. Além de melhorar significativamente a experiência de compra, eliminando a necessidade de scanning dos produtos e tornando o processo de checkout mais cómodo e rápido, também ajuda a empresa a compreender melhor os hábitos de consumo dos clientes, adequando o stock dos produtos às suas necessidades reais.

Preservando o anonimato dos clientes, a loja consegue identificar todos os produtos retirados das prateleiras, criando um carrinho virtual para cada utilizador. Enquanto faz as suas compras, o cliente é livre de guardar os produtos onde quiser (num saco, numa mochila ou até mesmo nos bolsos), bem como de devolver os produtos à prateleira, dado que o sistema reconhece a interação e remove imediatamente esses produtos do carrinho virtual. No final, para sair da loja, o cliente só precisa de apresentar o seu cartão bancário ou mostrar o código QR na aplicação à qual associou um método de pagamento.

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