Colt lança novos programas de sustentabilidade

Parcerias com Urban Miners e Supercritical suportam objetivos de neutralidade carbónica e zero emissões.
31 de Maio, 2024

Como parte do seu compromisso com a construção das redes sustentáveis do futuro, a Colt está a explorar a sua contribuição para o desenvolvimento da economia circular, trabalhando com a empresa de reciclagem de metais Urban Miners que procede à análise dos equipamentos de TI SDH antigos e que estão desativados, de modo a identificar quais os materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Num projeto-piloto recente, que foi levado a cabo na Suécia, 99,4% dos equipamentos da Colt foram identificados como sendo recicláveis ou reutilizáveis, o que representa 8,7 toneladas métricas e permite uma poupança de CO2 de 19 toneladas. A Colt está agora a expandir este projeto piloto com a Urban Miners para analisar e extrair metais preciosos presentes nos seus equipamentos de hardware em vários países europeus.

A empresa fez uma parceria com a empresa de remoção de carbono Supercritical tendo em vista investir em iniciativas de avaliação da remoção de carbono. Os clientes da Colt poderão incluir uma percentagem destas compras de créditos de remoção de carbono no cumprimento das suas próprias metas climáticas e refleti-las nos seus relatórios de sustentabilidade. O programa – apoiado por entidades governamentais de todo o mundo, recorre à utilização de uma tecnologia designada por biochar (uma substância orgânica que armazena carbono enquanto melhora a qualidade dos solos e que tem uma duração de mais de 1.000 anos). Os cientistas da Supercritical aplicam rigorosos critérios de aferição nos seus projetos de remoção de carbono antes de os incluírem na sua plataforma.

Marcus Lapp, Director Global IT Infrastructure Operations for Esprit, afirmou: “Estamos constantemente em contato com os nossos parceiros para tornarmos a compra dos nossos produtos e soluções o mais sustentável possível, tanto na produção quanto nas TI. Com a Colt, trabalhamos com uma empresa orientada a metas ESG ambiciosas por iniciativa própria, e que procede à implementação das medidas correspondentes. Isto ajuda-nos nos nossos esforços de sustentabilidade.”

Sebastian Michel-Wildner, Senior Director Category Communications, Bertelsmann SE & Co. KGaA, referiu: “Conectividade de TI e sustentabilidade, são questões profundamente atuais e têm uma coisa em comum: são estratégicas e têm de ser abordadas pelas empresas que operam globalmente. Com a Colt, temos um parceiro cujas soluções nos ajudam a comunicar, a conectarmo-nos de forma mais eficiente, apoiando os nossos esforços de sustentabilidade com a sua própria filosofia empresarial.”

Por sua vez Gustaf Dyrssen, dono da Urban Miners, declarou: “A Urban Miners está a trabalhar com a Colt para recuperar equipamentos antigos em toda a Europa. A Colt deu-nos total liberdade e desafiou-nos para melhorarmos os níveis de reutilização e de reciclagem. Conseguimos recuperar 100% dos nós mais recentes e procuramos agora otimizar ainda mais o transporte e as misturas de materiais. É um privilégio ajudar a Colt a contribuir para um mundo mais sustentável.”

Já Caroline Griffin Pain, Chief Legal Officer, Colt Technology Services, sublinhou: “Os estudos que efetuámos demonstraram-nos que reduzir o impacto da infraestrutura digital no meio ambiente é uma das principais prioridades para os diretores de TI em todo o mundo. Na Colt, assumimos que temos a oportunidade e a responsabilidade de influenciar os outros a alcançarem estas metas, e por isso agimos no sentido de impulsionarmos mudanças duradouras tanto no seio da nossa empresa, como das outras com as quais nos relacionamos e nas comunidades em que estamos inseridos. As parcerias com estas duas empresas inovadoras, a Urban Miners e a Supercritical, irão ajudar a Colt e os seus clientes a alcançarem um progresso real nas suas jornadas ambientais rumo às zero emissões.”

Opinião