Inovação no setor farmacêutico: As expectativas dos consumidores

Estudo elaborado pelo "Produto do Ano" apresenta as tendências para o futuro da indústria farmacêutica, onde se destacam as TI como prioridade.
21 de Maio, 2024

À medida que a tecnologia avança e se desenvolve, as expectativas dos consumidores evoluem, tornando-se cada vez mais exigentes. No setor farmacêutico, esta realidade é notável, e a inovação desempenha um papel crucial para responder com celeridade e credibilidade a procura do mercado . Recentemente, o sistema mundial de avaliação Produto do Ano, que destaca produtos inovadores, realizou um estudo revelador sobre as tendências futuras na indústria farmacêutica.

Expectativas de Inovação

De acordo com o estudo, 69% dos consumidores acredita que o setor farmacêutico já alcançou um nível significativo de inovação. No entanto, as expectativas para os próximos cinco anos são altas, com uma forte crença em avanços contínuos. Os entrevistados para este estudo expressaram o desejo que o setor de desenvolvesse desenvolvimentos em várias áreas:

  • Tratamentos Revolucionários: 33% dos consumidores espera ver tratamentos que tragam mudanças significativas na saúde.
  • Foco na Prevenção de Doenças: 32% quer uma maior atenção à prevenção, com produtos que ajudem a evitar o aparecimento de doenças.
  • Acessibilidade Global aos Medicamentos: 19% destaca a importância de tornar os medicamentos mais acessíveis globalmente.
  • Personalização com Base em Dados Genéticos: 15% espera uma abordagem personalizada nos tratamentos, utilizando dados genéticos.

Inovações Desejadas

Além destes pontos, os consumidores querem outras inovações no desenvolvimento de produtos farmacêuticos:

  • Menos Efeitos Colaterais: 69% dos inquiridos quer tratamentos com menos efeitos adversos.
  • Tratamentos Mais Eficazes: 63% deseja maior eficácia nos tratamentos disponíveis.
  • Acessibilidade Financeira: 58% destaca a necessidade de tornar os tratamentos mais acessíveis financeiramente.
  • Personalização Genética: 32% reforça a importância da personalização baseada no perfil genético.
  • Tecnologias de Administração Avançadas: 23% mencionam a nanotecnologia como uma área promissora para administração de medicamentos.

Integração de Tecnologia

A integração de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e telemedicina, é vista positivamente pelos consumidores, com 69% considerando esta adição benéfica. O estudo também revela um forte interesse em dispositivos de skincare com IA, com 70% dos inquiridos a afirmar que usariam tais produtos para otimizar a rotina de cuidados faciais. Além disso, 61% demonstram interesse em produtos capilares que utilizam tecnologia probiótica para promover a saúde do couro cabeludo.

Perfil dos Participantes

O estudo, que contou com 690 participantes, oferece uma visão abrangente das expectativas dos consumidores:

  • Gênero: 367 participantes eram do sexo feminino, 321 do sexo masculino e 2 não binário.
  • Faixa Etária: A maioria dos inquiridos (41%) tinha entre 35 a 44 anos, seguido por 24% entre 26 e 34 anos, 28% acima dos 45 anos e 6% entre 18 e 25 anos.
  • Distribuição Geográfica: A maioria dos entrevistados reside na Grande Lisboa (37%), seguido pelo Centro (21%), Norte (17%), Grande Porto (16%), Algarve (4%), Ilhas (2%) e Alentejo (1%).

Para José Borralho, CEO do Product of the Year Portugal, “o futuro da indústria farmacêutica passa pela inovação, personalização e acessibilidade. Sabemos que os avanços tecnológicos levam a melhorias nos produtos, mas também nos trazem consumidores cada vez mais exigentes. Queremos que os portugueses saibam quais os produtos que se destacam em cada setor para fazerem compras mais informadas.”

Este estudo sublinha a necessidade contínua de inovação no setor farmacêutico para conseguir dar resposta às crescentes expectativas dos consumidores, marcando um caminho claro para o futuro da indústria.

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