Huawei leva conetividade a 90 milhões de pessoas em regiões remotas de quase 80 países

A Huawei e a União Internacional das Telecomunicações (UIT) anunciaram ainda o lançamento de uma bolsa a nível mundial, que apoiará jovens que desenvolvam projectos que recorram à tecnologia para impulsionar o desenvolvimento das comunidades.
27 de Novembro, 2023

A Huawei anunciou que já levou a conetividade a 90 milhões de pessoas em regiões remotas de quase 80 países. Um resultado que decorre do seu compromisso com a Coligação Digital Partner2Connect (P2C), da União Internacional das Telecomunicações (UIT) – a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação.

Liang Hua, Presidente do Conselho de Administração da Huawei, anunciou os resultados desta parceria, no Fórum de Sustentabilidade 2023 da empresa, que teve como tema “Thriving Together with Tech: Realizing Sustainable Development”.

No evento, que também contou com a presença de Doreen Bogdan-Martin, Secretária-Geral da UIT e Jeffrey Sachs, Presidente da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU e Comissário da Comissão de Banda Larga da ONU para o Desenvolvimento, foi abordado o papel da infraestrutura digital como impulsionador do desenvolvimento sustentável e da construção de um mundo mais verde e inclusivo.

Esta ideia foi aprofundada pelo porta-voz da Huawei, que relembrou que “as infraestruturas digitais da próxima geração, como a conectividade e a capacidade de computação, são tão vitais para impulsionar o progresso socioeconómico como as infraestruturas físicas – como as estradas – e serão cruciais para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade”. Liang Hua sublinhou, ainda, que “uma implantação mais rápida da infraestrutura informática vai acelerar a transição digital em muitos sectores e promoverá uma integração mais profunda das economias digital e real”.

A Secretária-Geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, reforçou a visão expressa por Liang Hua: “não vamos escolher entre tecnologia e desenvolvimento sustentável, porque precisamos de ambos”, e manifestou o seu desejo de continuar a “construir um futuro digital que promova o progresso das pessoas e do planeta”.

Para alcançar esta inovação tecnológica sustentável, a Huawei acredita que é fundamental investir no talento das novas gerações. Assim, e para potenciar o desenvolvimento de futuros líderes, a empresa aprofundou a parceria com a UIT através do lançamento da bolsa “ITU Generation Connect Young Leadership Programme in Partnership with Huawei”.

As candidaturas sertão abertas no início do próximo ano e a iniciativa será renovada nos dois anos seguintes. Anualmente, será concedido um apoio a 30 jovens de todo o mundo, entre os 18 e os 28 anos, para implementarem projectos que recorram à tecnologia digital para impulsionar o desenvolvimento da comunidade.

Este apoio inclui contribuições financeiras, orientação de especialistas da UIT e da Huawei e, ainda, oportunidades de participação em eventos das duas entidades, como explica Cosmas Luckyson Zavazava, Director do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT. E acrescenta: “o digital é um pré-requisito para acelerar a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Zavazav agradeceu ainda à Huawei pela parceria e manifestou enorme expectativa relativamente “ao impacto global deste projecto inovador”.

A Coligação P2C, lançada pela UIT, promove a conetividade e a transformação tecnológica a nível global, dando prioridade às comunidades remotas em países e regiões que não têm acesso digital. A Huawei assinou o compromisso global no ano passado, estabelecendo metas para levar a conectividade a cerca de 120 milhões de pessoas em áreas remotas em mais de 80 países até 2025.

Importa frisar que, em Portugal, ao longo dos últimos dois anos a multinacional chinesa já entregou 100 bolsas de estudo, no valor total de 500 mil euros a estudantes do ensino superior das áreas de de Engenharia, Tecnologia e Energias Renováveis.

Opinião