Startup Portugal leva 10 startups ao 4YFN do Mobile World Congress

A Startup Portugal, vai estrear-se na edição de 2024 da 4YFN, a conferência parceira da Mobile World Congress (MWC) Barcelona, que reúne players relevantes para as startups, ligando-as aos decisores das principais empresas de telecomunicações e tecnologia do mundo e que decorrerá em Barcelona de 26 a 29 de fevereiro.
15 de Fevereiro, 2024
António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal

A Startup Portugal levará pela primeira vez, a esta conferência, uma delegação de 10 startups portuguesas através do programa Business Abroad, que tem como objetivo promover a internacionalização das startups nacionais. A delegação é composta por:

  • Leadzai – uma plataforma de inteligência artificial de aquisição de clientes;
  • Naoris Protocol – uma empresa de cibersegurança que utiliza tecnologia blockchain e Swarm Intelligence para proteger dados;
  • Goparity – uma plataforma de investimento sustentável que permite aos utilizadores investir em projetos com impacto social e ambiental positivo;
  • Biometrid – uma startup que desenvolveu um software de low-code para verificação de ID, integração de clientes e autenticação;
  • Coverflex – Uma solução tudo-em-um de gestão de benefícios e remuneração de trabalhadores para empresas;
  • UpHill – desenvolvimento de clinical pathways baseados nas melhores práticas e sistemas de apoio à decisão que automatizam os cuidados.
  • Orgavalue – uma startup que está na vanguarda da bioengenharia de órgãos, oferecendo soluções de alta precisão para a bioengenharia de novos órgãos humanos personalizados;
  • Enline – uma startup que fornece monitorização e otimização histórica em tempo-real;
  • OSCAR – uma aplicação de serviços ao domicílio que oferece mais de 150 serviços de reparação, limpeza e lavandaria;
  • Bhout – é a empresa de jogos responsável pelo primeiro saco de box inteligente, combinando sensores com visão computorizada 3D, IA e aprendizagem automatizada.

As startups selecionadas têm interesse no mercado espanhol e representam também a diversidade e o dinamismo do ecossistema empreendedor português, atuando em áreas como inteligência artificial, health tech, fintech, smart manufacturing e sustentabilidade.

Com menos de 10 anos de existência, as 10 startups que compõem a delegação portuguesa já levantaram, no total, mais de 37 milhões de euros, empregam mais de 250 pessoas, e faturaram mais de 20 milhões de euros só em 2023.

“A participação na 4YFN oferece uma oportunidade às startups da nossa delegação demonstrarem o seu valor e potencial em áreas estratégicas como sustentabilidade, health tech, Inteligência Artificial, fintech e smart manufacturing, onde a Catalunha se destaca como um hub de inovação”, refere António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal. “A complementaridade desta ação com a nossa forte presença na South Summit consolida a nossa estratégia de internacionalização em Espanha em 2024. Através do programa Business Abroad, oferecemos pela primeira vez duas iniciativas distintas que visam promover o ecossistema português junto das maiores marcas e da comunidade de decisores da indústria tecnológica europeia”.

Desde o seu início, o programa Business Abroad já apoiou mais de 270 startups em eventos tecnológicos internacionais e nos mercados mais relevantes para este setor.

Opinião