Qualys disponibiliza TotalCloud 2.0 com TruRisk Insights

8 de Março, 2024

A transição para ambientes SaaS e multi-cloud levou à adoção de inúmeras ferramentas de segurança com perspetivas diferentes e, por vezes, contraditórias, impedindo uma priorização, documentação e mitigação eficazes dos riscos. O TotalCloud 2.0, entretanto, integra o TruRisk Insights, que fornece uma visão prioritária dos riscos da cloud, correlacionando métricas de várias fontes e combinando-as com dados de SaaS e de infraestrutura. A Qualys afirma que com o TruRisk, os clientes têm até 85% menos vulnerabilidades a que dar prioridade, poupando tempo e dinheiro.

“Gerir eficazmente o risco e responder rapidamente a ameaças ou ataques a workloads na cloud é um desafio para as organizações”, sublinha Melinda Marks, diretora de cibersegurança do Enterprise Strategy Group (ESG). “Com o TotalCloud 2.0, a Qualys fornece uma plataforma unificada para identificar e consolidar dados de várias clouds, proporcionando visibilidade e contexto para abordar melhor os problemas de cibersegurança e promover uma melhor colaboração entre as equipas de segurança, TI e desenvolvimento.

As melhorias do Qualys TotalCloud 2.0 simplificam as operações ao fornecer:

  • Uma visão única e prioritária dos riscos na cloud: TruRisk Insights leva a avaliação de risco para além dos componentes e consolida métricas críticas de fontes Qualys, tais como Cloud Workload Protection (CWP), Cloud Security Posture Management (CSPM) ou Cloud Detection and Response num painel unificado e acionável, bem como as suas soluções External Attack Surface Management (EASM) para fornecer visibilidade sobre ameaças externas.
  • Proteção abrangente para aplicações SaaS: As ameaças atuais estendem-se para além da cloud pública, atingindo as aplicações SaaS críticas das organizações. O TotalCloud 2.0 é a primeira solução CNAPP a incorporar a gestão da postura de segurança (SSPM) em ambientes SaaS, garantindo que as definições e permissões em aplicações como o Office 365 são perfeitamente integradas na sua postura de segurança global para uma melhor tomada de decisões.
  • Mitigação do risco da cadeia de abastecimento: A TotalCloud analisa simplesmente todo o software de código aberto antes de o executar em cargas de trabalho – incluindo contentores – com e sem agente. Esta abordagem abrangente reduz o risco ao permitir a identificação de vulnerabilidades em ambientes multi-nuvem.
  • Reduzir o risco operacional: Simplifique as operações e elimine os silos entre as equipas de TI e de segurança através de ITSM. Também lhe permite atribuir tickets automaticamente e orquestrar a correção através de ferramentas como o ServiceNow ou o JIRA para reduzir significativamente o risco e acelerar o tempo de correção.

“Garantir a segurança dos nossos clientes é fundamental para nós, por isso decidimos recorrer a um parceiro de confiança como a Qualys para nos ajudar a proteger as nossas soluções cloud”, explica Rodrigo Herrera Villalón, responsável pela segurança das aplicações no Banco BCI. “O Qualys TotalCloud permite-nos proteger todos os nossos ambientes cloud, fornecendo inteligência de exposição, recolhendo e analisando dados para identificar e mitigar rapidamente os problemas mais críticos”.

“O TotalCloud 2.0 silencia o ruído de diferentes ferramentas de segurança, fornecendo uma visão clara e prioritária do risco em várias clouds, aplicações SaaS e ativos, garantindo a rápida resolução de problemas críticos e reduzindo drasticamente o risco organizacional”, disse por seu turno Sumedh Thakar, presidente e CEO da Qualys.

Opinião