Vodafone, Qualcomm e Xiaomi juntas testam uplink 5G

23 de Janeiro, 2024

Num comunicado conjunto, as empresas explicaram que a mudança envolve a combinação do 5G autónomo (SA) da Vodafone com o mais recente chipset Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm e o próximo smartphone da Xiaomi. Ao utilizar os três elementos para testar a tecnologia de uplink avançada, o trio conseguiu registar velocidades de upload de pico até 273Mb/s.

Este valor é mais do dobro da velocidade média da “maioria dos atuais smartphones e serviços de banda larga doméstica”, que se situa nos 100 Mb/s, e aumenta as velocidades mais próximas dos níveis de descarregamento.

Com a chegada ao mercado dos dispositivos da próxima geração, prevista para o final deste ano, a melhoria das capacidades de ligação ascendente permitirá uploads mais rápidos de fotografias e vídeos para as redes sociais e para a cloud, afirmaram as empresas em comunicado. Também ajudará na crescente procura de aplicações de RV, bem como de jogos.

O aumento foi possível graças à utilização da tecnologia de agregação de portadora de uplink com comutação Tx, que combina vários canais de transmissão suportados pelo smartphone e pelas antenas móveis da Xiaomi.

O diretor de rede da Vodafone, Alberto Ripepi, disse que quer que os seus clientes “estejam entre os primeiros em qualquer parte do mundo a beneficiar desta nova funcionalidade 5G quando estiver disponível” e apontou os seus esforços para “impulsionar um ecossistema de fornecedores e programadores mais forte”.

Os testes-piloto foram realizados em Espanha e na Alemanha, utilizando a rede comercial SA 5G da Vodafone neste último mercado.

Opinião