O Visa Innovation Program Europe (VIPE), uma iniciativa da Visa para impulsionar o mercado das fintech, encerrou a sua primeira edição nacional, em conjunto com Espanha, no evento Visa Innovation Program Europe Summit Portugal Edition – que decorreu em Lisboa. O evento partiu dos casos de sucesso das fintechs participantes em 2023, e usou-os como plataforma para fomentar o diálogo em torno do futuro dos pagamentos digitais.
Durante o evento, os oito participantes deste ano, Coverflex, Fraudio, Holywally, Goscore (Portugal), TOQIO, Dedomena AI, Reveni e Dogood People (Espanha), apresentaram as suas soluções inovadoras, que vão ao encontro de alguns dos maiores desafios que o setor financeiro enfrenta atualmente, como a deteção de fraudes, o acesso inclusivo ao financiamento, as carteiras digitais, novos modelos de benefícios para colaboradores, a IA aplicada aos dados, gestão de devoluções de compras online ou o embedded Finance (integração de serviços financeiros em contextos não bancários).
A relevância das soluções do trabalho socioeconómico realizado pelas oito fintechs foi reconhecido no evento, onde se destacou o dinamismo da indústria de pagamentos em Portugal, e em todo o mundo. Paralelamente, ao evento, a Visa, a plataforma de aceleração digital Fintech Solutions e o acelerador de startups Hackquarters, anunciaram a segunda edição do VIPE em Portugal.
Visa Innovation Program Europe: presente em sete países e com uma rede de mais de 100 parceiros comerciais
Concebida como uma rampa de lançamento para empresas emergentes e inovadoras na área das fintechs, o VIPE tem como objetivo proporcionar ferramentas de desenvolvimento, e acesso à extensa rede global de parceiros comerciais da Visa. Em particular, o programa deste ano, conseguiu incentivar mais de 120 interações entre os integrantes da rede global da Visa. O programa também facilita a partilha de conhecimentos e a comercialização de soluções de ponta nas áreas das experiências de pagamento da próxima geração, para criar um futuro mais dinâmico e sustentável.
Atualmente, o programa está a decorrer em sete países da Europa: Grécia, Chipre, Malta, Turquia, Espanha, Portugal e Itália. Envolve cerca de 100 fintech e uma rede diversificada de mais de 100 parceiros comerciais, desde retalhistas, neobancos, fornecedores de BaaS, gigantes do comércio eletrónico e empresas de logística, que colaboram entre si para impulsionar a inovação. Ao longo destes últimos anos, já foram apoiados mais de 100 projetos-piloto ou acordos comerciais.
Nesta primeira edição realizada em conjunto com o mercado espanhol, de um total de 111 candidaturas, foram selecionadas por especialistas da Visa, Hackquarters e Fintech Solutions oito fintechs, tendo em conta os seus conhecimentos, ambição de crescimento e modelos de negócio com potencial para serem escaláveis a nível global.
Durante o programa, estas empresas tiveram a oportunidade de contribuir para impulsionar experiências de pagamento disruptivas, capacitar os comerciantes e as PME, promover novos fluxos de pagamento e construir um futuro inteligente e sustentável com finanças integradas.
Para Gonçalo Santos, Country Manager da Visa em Portugal, “esta primeira edição do VIPE, em Portugal e Espanha, encheu-nos de orgulho e motivação para continuar a trilhar este caminho. Só durante esta edição, conseguimos apresentar as fintechs selecionadas a quase 90 parceiros, e temos 25 parcerias já a ser exploradas, números que refletem o espírito do programa, ligar o ecossistema das fintechs aos nossos clientes e parceiros, atuando como uma rede aberta e proporcionar a estas empresas inovadoras a visibilidade necessária para escalarem os seus negócios. Queremos continuar a contribuir para o desenvolvimento dos pagamentos do futuro, e para o dinamismo do mercado português.”
“Na Hackquarters, estamos realmente impressionados com a qualidade do ecossistema português e espanhol, e com a diferenciação e inovação das suas soluções, que continuam a abrir novos horizontes e a demonstrar que a inovação contribui realmente para o desenvolvimento económico e para uma maior qualidade de vida. E quando este contexto é combinado com os poderosos recursos disponíveis no Visa Innovation Program Europe, encontramos a fórmula para o sucesso”, disse Kaan Akın, CEO e fundador da Hackquarters by Tenity.
Por sua vez António Veiga Ferrão, Diretor Executivo da Fintech Solutions, disse que,”o programa funciona verdadeiramente como plataforma nacional e europeia para as fintech participantes, um elemento crítico visto focar em fintechs já maduras. O programa apostou nessa colaboração entre geografias, explorando o ecossistema da VISA para acelerar o crescimento das fintech na Europa. O objetivo agora é levar ainda mais longe o VIPE e utilizá-lo como rampa de internacionalização das fintechs nacionais.”