UPTEC recebe investimento para solução de IA que reduz em 90% tempo de negociação de propostas comerciais

A solução da Value Negotiation Technologies, já testada na Lufthansa e na Mehler Engineered Products, otimiza o comércio entre clientes e fornecedores e cria ganhos em poupanças totais na ordem dos dois dígitos por negócio.
8 de Fevereiro, 2024

A VN Tech – Value Negotiation Technologies, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das mais recentes empresas a receber investimento do fundo Loyal VC, e vai acelerar a solução de Inteligência Artificial que permite às empresas otimizar a negociação com os potenciais fornecedores.

O investimento inicial do Loyal VC, um dos principais fundos de risco global com origem nos Estados Unidos, Canada, Suíça e Singapura, e que já apostou em mais de 350 empresas de 60 países, arranca com 10.000 dólares, que permite a criação de condições para investimentos subsequentes, avaliações contínuas e oportunidades iguais às empresas já presentes no portfólio, beneficiando, ainda, de uma rede de consultores, relatórios mensais e recursos distintos. Este valor de 10.000 dólares pode ascender rapidamente aos 200.000 dólares, e no futuro a uma quantia mais avultada. Depois de um investimento interno robusto por parte dos fundadores no arranque da VN Tech, este fundo de capital de risco é o primeiro passo à abertura da empresa ao capital externo, que deverá ser sequenciado no futuro.

Combinando inteligência artificial com a metodologia proprietária, a plataforma da VN Tech funciona com uma rápida configuração do agente de negociação para a compra, sejam eles transportes, matérias-primas, equipamentos ou serviços, com os resultados a apontarem, até ao momento, para uma redução de, aproximadamente, 90% do tempo de negociação de propostas comerciais com fornecedores, permitindo criação de valor e ganhos em poupanças totais na ordem dos dois dígitos.

A solução da VN Tech contacta os fornecedores designados e conduz, autonomamente, as interações negociais de todas as cláusulas relevantes até à obtenção das propostas finais, permitindo uma adjudicação clara e imediata.

Este processo não só reduz drasticamente o tempo e complexidade operacional da negociação, entre chamadas telefónicas, emails, folhas de cálculo, entre outros, como melhora o Custo Total de Aquisição ao guiar, ativamente, o fornecedor na otimização do valor total da sua proposta como um todo, dando-lhe feedback imediato e várias opções para otimização.

A plataforma VN Tech já se encontra disponível no mercado e tem ajudado clientes, tanto em fases de piloto ou de produção, a reduzirem as suas despesas de contratação, entre eles a Mehler Engineered Products, grupo industrial têxtil alemão com significativa presença em Portugal, e que utiliza a plataforma para automatizar negociação de propostas de transportes marítimos. Mais recentemente, a VN Tech iniciou uma colaboração-piloto com a Lameirinho, empresa têxtil de Guimarães, durante a qual se prevê a automação de processos de negociação de compras, e encontram-se em fase de negociação com outras empresas do setor.

No passado, a Value Negotiation Technologies lançou um piloto na Lufthansa, de modo a testar negociações automáticas de pacotes de reembolso com passageiros. O sucesso desta operação levou a um aumento da satisfação dos utilizadores em 9:1, levando a uma retenção monetária de 50 a 73% na companhia aérea, e a uma redução do tempo de negociações de semanas para uma mediana de quatro minutos.

A equipa fundadora da VN Tech é composta por André Dória, Horácio Falcão, e Rodrigo Gouveia, professores de negociação da escola de negócios internacional INSEAD.

Opinião