De acordo com os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o setor de alojamento turístico registou, no mês de junho, 3 milhões de hóspedes, um aumento de 6,7%, relativamente ao ano anterior. Segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal, as exportações de viagens e turismo em Junho subiram 8,6% em termos homólogos, para os 2293 milhões de euros.
Este aumento do número de turistas e das suas despesas representa uma grande oportunidade para as empresas do setor, que se encontram num momento crucial de transformação. A pandemia acelerou a adoção de tecnologias digitais e alterou as expectativas dos viajantes. Nesta linha, os especialistas da multinacional tecnológica Stratesys apontam que o ponto-chave reside na implementação de estratégias que integrem tecnologia avançada e práticas sustentáveis, sem esquecer os valores tradicionais que impulsaram a indústria hoteleira durante décadas.
Tecnologia avançada ao serviço do turismo
A inteligência artificial (IA) e a formação automática estão a revolucionar a forma como as empresas de viagens operam. Estas tecnologias permitem personalizar as recomendações de viagem com base nas preferências individuais dos clientes, melhorando significativamente a experiência do consumidor. Além disso, a formação automática pode otimizar a gestão da oferta e a fixação de preços, através de algoritmos que ajustam as tarifas em tempo real com base na procura e noutros fatores. Esta flexibilidade maximiza as receitas e garante que os clientes recebam as melhores ofertas disponíveis.
Os turistas esperam ter uma experiência coerente e sem descontinuidades ao longo de todo o processo com a sua empresa de viagens, seja na Web, através de aplicações ou pessoalmente. Para o conseguir, as empresas devem desenvolver uma estratégia omnicanal que integre todos estes canais e permita uma gestão centralizada das informações dos clientes. Um CRM (Costumer Relationship Management) robusto pode consolidar dados de diferentes fontes, fornecendo uma visão holística do cliente, permitindo serviços personalizados e antecipando as necessidades do cliente. A implementação de chatbots e assistentes virtuais pode também melhorar o serviço ao cliente, fornecendo respostas rápidas e eficientes a questões comuns.
Sustentabilidade: um imperativo para o futuro
A sustentabilidade é cada vez mais importante para a sociedade existindo um volume cada de maior de pessoas que demonstram uma maior sensibilidade para estas questões no seu estilo de vida e de consumo. As empresas devem, por isso, adotar estratégias que minimizem a sua pegada ecológica e promovam um turismo responsável. A redução da utilização de plásticos, a gestão eficiente dos recursos hídricos e energéticos e o apoio às comunidades locais não só ajudam o ambiente, como atraem turistas que valorizam a sustentabilidade. As certificações ambientais e a comunicação transparente destas práticas são um fator de diferenciação importante num mercado competitivo.
Manter os valores tradicionais
É essencial que os responsáveis pela definição da estratégia empresarial considerem o investimento em tecnologia avançada, o desenvolvimento de uma estratégia omnicanal e também a implementação de práticas sustentáveis. A formação contínua dos trabalhadores em novas tecnologias e práticas sustentáveis é essencial para melhorar a qualidade do serviço e a satisfação do cliente. A isto acresce a importância de manter os valores tradicionais do setor hoteleiro, como a satisfação do cliente e a qualidade do serviço.
Carlos Sirera, partner responsável pelo sector Viagens, Hotelaria e Turismo da Stratesys, salienta que “este crescimento no turismo português representa uma oportunidade excecional para as empresas do setor. Para potenciar este crescimento, é essencial adotar tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, integrando estas estratégias com os valores tradicionais que fizeram da indústria hoteleira um pilar do turismo global”.