Quando Newton descobriu a lei da gravidade, unificou pela primeira vez as leis que governam a terra e os céus. Desde então, a física tem vindo a descrever novas forças, em teorias cada vez mais abrangentes, mas o grande desafio – um empreendimento monumental – é atingir a síntese das duas teorias restantes, a teoria da relatividade e a teoria quântica, na chamada teoria de tudo. Einstein disse que consegui-lo seria como «ler a mente de Deus», inspirando o termo «equação divina». Michio Kaku dedicou-lhe toda a sua carreira.
Atingir esta síntese, uma fusão de todas as forças da natureza numa equação única e elegante, capaz de desvendar todos os mistérios do cosmos, seria uma estrondosa vitória da ciência. Poderíamos, por fim, responder às grandes questões: O que aconteceu antes do Big Bang? O que há do outro lado de um buraco negro? Existem outros universos e outras dimensões? É possível viajar no tempo? Porque é que existimos?
Em A Equação Divina, Kaku explica as origens desta demanda e a polémica que gerou e ainda gera, empurrando cientistas nobelizados para trincheiras opostas. Trata-se de uma história cativante e envolvente – e o que está em jogo é nada mais, nada menos do que a nossa conceção de universo.
Escrito com a clareza e o entusiasmo característicos de Michio Kaku, este é o épico da procura pela equação divina.
Autor: Michio Kaku – Ano: 2021