Tecnologia Battery-To-Grid suporta o carregamento bidirecional e permite reduzir os custos de carregamento dos veículos elétricos

A tecnologia Battery-To-Grid está a começar a dar forma a um sistema em que os veículos e as próprias estações de carregamento armazenam e devolvem energia à rede para estabilizar o fornecimento e reduzir os custos.
6 de Março, 2025

A XCharge EU anunciou a integração da sua gama Net Zero Series com a funcionalidade de carregamento bidirecional, um avanço que visa reforçar a estabilidade da rede e baixar os preços tanto para os operadores como para os utilizadores de veículos elétricos.

Esta proposta, que combina estações de carregamento com baterias internas, permite injetar energia excedentária na rede quando necessário, facilitando o equilíbrio entre a oferta e a procura nos períodos de pico de consumo.

Um novo modelo energético com o Vehicle-to-X

O conceito Vehicle-to-X (VTX), que engloba iniciativas como o V2G (Vehicle-to-Grid) ou o VTH (Vehicle-to-Home), surge como uma mudança de paradigma na relação entre a mobilidade elétrica e a produção de eletricidade. A base desta proposta reside na tecnologia de carregamento bidirecional, ou BiDi, que permite que os automóveis se transformem em baterias rolantes, capazes de suportar o fornecimento de energia à rede e às residências.

De acordo com vários estudos, esta transição poderia poupar aos consumidores e fornecedores da União Europeia até 22 mil milhões de euros por ano, o que representa cerca de 8% dos custos de construção e funcionamento das infraestruturas energéticas da região. Para a XCharge EU, o trampolim para a plena adoção do VTX é a implementação do Battery-To-Grid (BTG) nas estações de carregamento, uma caraterística já operacional na sua família de carregadores.

Do teste-piloto à integração na Europa

Numa das suas fábricas, a XCharge implementou um sistema fotovoltaico de 7 kW que fornece energia aos carregadores da série Net Zero, apoiando também o ar condicionado do escritório e o carregamento de veículos elétricos. Durante as horas de vazio, as baterias internas, com uma capacidade até 466 kWh, podem ser alimentadas a partir da rede a custos mais baixos, libertando a energia armazenada nas horas de ponta sem a necessidade de atualizações elétricas dispendiosas.

Esta tecnologia já está a ser utilizada por parceiros como a EDP, que a implementou em estações de serviço e centros comerciais em Espanha e Portugal, e a Electra, que a utiliza em locais que consomem muita energia em França e na Bélgica. A capacidade destas estações para carregar a baixa potência da rede (entre 6 e 60 kW) e, ao mesmo tempo, oferecer um carregamento rápido até 210 kW, reduz os custos das infraestruturas convencionais e acelera a adoção de veículos elétricos.

A integração com as fontes de energia renováveis é um elemento-chave da abordagem XCharge EU, uma vez que permite aproveitar a produção fotovoltaica e devolver parte da energia à rede, se necessário. Além disso, a indústria espera que o carregamento bidirecional ganhe destaque nos próximos fóruns especializados, como o The smarter E Europe e o Power2Drive Forum, onde serão apresentados novos desenvolvimentos e aplicações reais.

Como refere a empresa, a substituição dos veículos de combustão por veículos elétricos redefine a utilização e a gestão da energia, oferecendo um cenário em que o carregamento bidirecional permitirá o fornecimento de eletricidade ao automóvel, à habitação ou à própria rede de forma totalmente integrada. Esta visão aponta para uma mobilidade cada vez mais independente dos recursos fósseis, com um sistema elétrico flexível e adaptado às necessidades de um futuro sem emissões.

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