A solução Intelligent Approach foi implementada em alguns dos aeroportos mais movimentados do mundo para fornecer capacidade tática adicional, aumentando a pontualidade e reduzindo as emissões por voo.
Este sistema tem estado a funcionar continuamente no aeroporto de Heathrow desde 2015 e foi colocado em funcionamento no aeroporto Pearson de Toronto em 2022 e no aeroporto Schiphol de Amesterdão no início de 2023. Após entrar em operação em Amesterdão, contribuiu para aumentar a capacidade do aeroporto em seis aterragens adicionais por hora e por pista.
O acordo de colaboração entre as três empresas significa que os utilizadores do sistema de gestão de tráfego aéreo da Indra, que é utilizado em 50 países, terão a opção de integrar totalmente a solução Intelligent Approach nas suas operações, incluindo a separação baseada no tempo e a recategorização de vórtices de esteira.
A Intelligent Approach permite aos controladores de tráfego aéreo espaçar as aeronaves que se aproximam das pistas com base no tempo e não na distância, maximizando assim a capacidade das pistas e reduzindo os atrasos, o consumo de combustível e as emissões por voo. O sistema calcula de forma dinâmica o tempo ótimo entre chegadas com base na dimensão e no tipo de aeronave, bem como no tempo de ocupação da pista.
A solução utiliza as mais recentes técnicas de categorização de esteira de vórtice para calcular de forma dinâmica o espaçamento de aterragem com base nas condições reais do vento, em vez de se basear em previsões e distâncias predefinidas. Esta solução também demonstrou a sua capacidade para aumentar a capacidade das pistas dos aeroportos existentes sem necessidade de instalar equipamento ou infraestruturas adicionais.
Para o CEO da Indra, José Vicente de los Mozos, “esta colaboração permite-nos acelerar a introdução de soluções inovadoras que impulsionam uma aviação mais eficiente e sustentável. Proporcionamos aos nossos clientes um acesso rápido e fácil às tecnologias mais avançadas que já demonstraram uma capacidade real para melhorar as suas operações.”
Por sua vez Javier Ruano, diretor geral de ATM da Indra, sublinhou que “a colaboração a longo prazo da Indra com os Air Navigation Service Provider (ANSP) com os quais trabalha e com todo o ecossistema de empresas relacionadas com o tráfego aéreo em geral, permite-nos avançar rapidamente no desenvolvimento e implementação das soluções de vanguarda que o sector exige”.
Já Martin Rolfe, diretor executivo da NATS, afirmou que, “a Intelligent Approach demonstrou aumentar a capacidade das pistas onde foi implementada. Este novo acordo permite que os clientes da Indra em todo o mundo usufruam destes benefícios, aumentando a sua eficiência operacional, pontualidade e consumo de combustível por voo.“