Concebido para estar preparado para o futuro do carregamento dos veículos elétricos, o SICHARGE D cumpre os padrões, protocolos e normas relevantes e tem capacidade para se adaptar às necessidades de carregamento atuais e futuras. Além disso, com o dispensador SICHARGE D permite carregar até quatro veículos elétricos em simultâneo com apenas uma ligação à rede, otimizando assim os tempos de carregamento e proporcionando aos Operadores de Pontos de Carregamento poupanças financeiras e de espaço.
Para Markus Mildner, CEO da eMobility da Siemens,“A adoção generalizada da mobilidade elétrica é absolutamente necessária para um futuro mais sustentável. A redução do tempo de carregamento, tanto para carros como para camiões elétricos, especialmente em viagem, irá desempenhar um papel fundamental no aumento da conveniência e da aceitação deste tipo de transporte. O SICHARGE D representa um grande marco no caminho para alcançar este objetivo”.
Concebido com a flexibilidade em mente, o SICHARGE D é adequado para diferentes utilizações, tais como o carregamento no destino, o carregamento rápido público ou o carregamento em autoestrada, e oferece uma potência contínua e estável de 400 kW a uma temperatura ambiente de 40°C.
Possui um ecrã tátil multilingue com uma interface de utilizador intuitiva e permite fazer a gestão dos cabos tanto no carregador como no dispensador, facilitando o manuseamento e tornando o carregamento o mais conveniente possível para os condutores de veículos elétricos.
Os Operadores de Pontos de Carregamento também beneficiam de uma grande flexibilidade, uma vez que o ecrã tátil disponibiliza diferentes opções para colocação de publicidade e permite que seja integrada uma grande variedade de terminais de pagamento.
A Siemens disponibiliza ainda serviços personalizados e apoio contínuo ao longo de todo o ciclo de vida do equipamento, desde a instalação inicial até aos serviços digitais e remotos e ao apoio no local.
O transporte rodoviário é o maior emissor de gases com efeito de estufa no setor dos transportes da União Europeia (UE), sendo responsável por quase três quartos das emissões de gases relacionados com o transporte. No âmbito do pacote Fit for 55, a UE adotou novas regras que regulam as emissões de CO2 destes veículos. O regulamento proposto aumenta os objetivos de redução das emissões de CO2 para 2030 e estabelece um novo objetivo de 100% para 2035. Uma rede de carregamento de veículos elétricos robusta será fundamental para atingir esse objetivo.
Ecossistema de mobilidade elétrica da Siemens em Portugal
A Siemens criou em Portugal um ecossistema para a mobilidade elétrica que junta capacidade produtiva, assegurada pela Fábrica de Corroios, investigação e desenvolvimento e um centro de competências de vendas, engenharia, gestão de projeto e service.
A Fábrica de Corroios já produziu e forneceu aproximadamente 3.800 carregadores para veículos elétricos, sendo que cerca de 91% da produção foi exportada para países como a Alemanha, França, Itália, Suécia, Espanha, Holanda, Hungria, Roménia, Suíça, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Vietname, Israel, Índia, Brasil, Chile e Colômbia, entre outros.