Santander estreia solução de biometria para agilizar financiamento online

O Santander Consumer Finance, Sucursal em Portugal implementa uma solução de biometria integrada na sua jornada de financiamento online.
22 de Março, 2024
Nuno Zigue, CEO do Santander Consumer Finance – Sucursal em Portugal

Esta nova solução de biometria permite aos consumidores escolherem entre dois métodos de identificação: a Chave Móvel Digital e a própria biometria. Com a introdução de dados fundamentais, como o carregamento do Cartão de Cidadão em formato de imagem ou PDF, o processo de preenchimento de informações é automatizado, agilizando consideravelmente o processo de financiamento.

Em seguida o cliente confirma a sua identidade através de um processo de “liveness” ou “prova de vida”, utilizando a webcam para tirar fotos do rosto, comparando-as com as do cartão de cidadão. Em casos de financiamento acima de um determinado valor, o processo é reforçado por uma videochamada integrada, assegurando uma validação ainda mais robusta. Este dispositivo avançado de identificação não foi desenhado  apenas para proporcionar maior segurança nas transações digitais, mas também teve como base os requisitos impostos pela regulamentação  Know-Your-Customer e de tratamento de dados pessoais.

Do ponto de vista dos comerciantes digitais, a implementação desta solução traz benefícios tangíveis, com um aumento no potencial de conversão de transações. Parceiros do Santander Consumer Finance já registaram um aumento de aproximadamente 40% na taxa de conversão, evidenciando o impacto positivo que esta iniciativa tem no ecossistema digital de vendas.

A solução também reflete uma resposta estratégica às solicitações do mercado por processos mais eficientes e seguros no ambiente digital. A pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização em vários setores, incluindo o financeiro, e soluções como esta tornam-se essenciais para responder às expectativas dos consumidores por experiências digitais mais fluidas e seguras.

A implementação bem-sucedida desta solução pode servir como um exemplo para outras instituições financeiras, incentivando a adoção de práticas digitas e que procurem impulsionem a transformação do setor como um todo.

Mas importante ressaltar que, embora a biometria ofereça um nível adicional de segurança, também levanta preocupações legítimas sobre privacidade e proteção de dados. É por isso fundamental que o setor bancário quando implementa estas soluções garanta a conformidade com as regulamentações de proteção de dados e adote medidas rigorosas de segurança cibernética para proteger as informações dos clientes. Em suma, o lançamento da solução de biometria pelo Santander Consumer Finance Portugal representa um avanço significativo no setor financeiro, na procura de cimentar a confiança entre o consumidor e o banco. A oferta de experiências de financiamento online mais seguras, eficientes e convenientes para os consumidores, impulsiona a confiança digital.

Para Nuno Zigue, CEO do Santander Consumer Finance – Sucursal em Portugal, “este importante passo revela o compromisso contínuo do Santander Consumer Finance com a inovação tecnológica, colocando-a ao serviço do cliente e dos seus parceiros, numa solução ágil, cómoda e segura. Estamos muito satisfeitos em ser a primeira entidade a concretizar esta solução biométrica no nosso país e continuamos focados em melhorar a experiência proporcionada ao cliente. O cliente final e os nossos parceiros agradecem”.

Opinião