Salesforce investe 50 milhões de dólares na democratização da IA 

A Salesforce oferece cursos práticos e certificações de IA gratuitos até 2025, um investimento de mais de 50 milhões de dólares em formação para os empregos do futuro.
19 de Setembro, 2024

A Salesforce anunciou um investimento de 50 milhões de dólares para disponibilizar gratuitamente formação e certificação de profissionais em Inteligência Artificial. Os cursos e certificações de IA estarão disponíveis na sua plataforma de formação online, Trailhead, até o final de 2025. Para reforçar este compromisso, a Salesforce vai também abrir novos espaços de formação no edifício sede, em São Francisco, incluindo um centro pop-up de IA para cursos presenciais de formação comunitária e um andar dedicado para que as equipas possam melhorar o seu conhecimento e trabalho com determinadas ferramentas e agentes de IA.

A urgência da incorporação de ferramentas de IA nas operações aumentou sete vezes nos últimos seis meses, sendo agora uma das principais preocupações, acima da inflação ou da economia em geral, de acordo com a investigação do Slack. A mesma investigação demonstra também que, mais de dois terços dos trabalhadores, ainda não utilizaram IA no trabalho — e apenas 15% concorda plenamente que possui o conhecimento e a formação necessários para utilizar a IA de forma eficaz.

“O advento da IA ​,​e dos seus agentes, representa a maior mudança tecnológica da nossa geração, e vai mudar radicalmente a forma como trabalhamos”, afirma Brian Millham, presidente e diretor de operações da Salesforce. “Precisamos de garantir que todos estejam equipados com as competências necessárias para terem sucesso neste novo mundo da IA.”

Expandir o acesso à formação em IA

A Salesforce já ajudou centenas de milhares de profissionais a desenvolver competências técnicas, através de formações premium com formadores e certificações dignas de currículo, e espera alcançar mais 100.000 novos alunos com as novas ofertas anunciadas, ajudando ainda cada Trailblazer a tornar-se num Agentblazer.

Além do conteúdo de alta qualidade, a comunidade Trailhead expandiu recentemente os seus cursos online gratuitos, para oferecer formação em competências específicas de IA, incluindo fundamentos da IA, uso ético da IA, sugestões e muito mais. Desde junho de 2023, funcionários, candidatos e alunos atingiram mais de 2,6 milhões de certificações de IA e de dados, para desbloquear competências críticas.

Criar espaços para reskilling e treinos práticos de IA para colaboradores

A Salesforce está também a disponibilizar espaços de formação em IA nos seus escritórios por todo o mundo. Em junho, a empresa abriu o seu primeiro Centro de IA em Londres, e irá inaugurar um novo Centro de IA pop-up na sua sede em São Francisco, em 2025, com planos para implementar centros de formação adicionais por todo o mundo, como Chicago, Tóquio e Sidney. Os espaços físicos vão receber cursos presenciais oferecidos pela comunidade Trailhead, além de reunir especialistas do setor, parceiros e clientes para a promoção da inovação em IA.

Upskilling de 72.000 colaboradores com IA de confiança

A Salesforce está também a ajudar a melhorar as competências de seus 72.000 colaboradores, com a introdução de dias trimestrais globais para a formação em IA, com tempo prático para explorar as mais recentes inovações, incluindo Agentforce, que equipa os funcionários com agentes autónomos com tecnologia de IA, que lida com as tarefas do dia a dia. A empresa vai ainda dedicar um andar na sede em São Francisco, chamado AI Knowledge Center, para criar experiências de aprendizagem imersivas para colaboradores de todo o mundo.

Até ao momento, a empresa já lançou mais de 100 ferramentas e tecnologias baseadas em IA, para ajudar a equipa interna, a nível global, a utilizar a IA, para se concentrarem em trabalhos mais significativos. Os colaboradores utilizam hoje o Trailhead para compreenderem como utilizar a IA e os agentes no seu trabalho diário, com quase 40% dos 2,6 milhões de emblemas de IA e de dados obtidos no Trailhead a pertencerem a funcionários da Salesforce. Enquanto cliente zero dos seus próprios produtos, a Salesforce tem milhares de colaboradores que utilizam agentes ​​do Agentforce para automatizar tarefas repetitivas e trabalhar de forma mais inteligente e rápida. Desde o lançamento do Slack AI — que utiliza uma interface de conversação para encontrar respostas, resumir informações e gerar ideias — os colaboradores da Salesforce pouparam quase 3 milhões de horas de trabalho nos últimos seis meses.
“Tal como acontece com outras revoluções tecnológicas, a IA vai transformar a forma como trabalhamos, criando novos empregos e oportunidades – e já o fez. É a nossa responsabilidade, como empregadores, oferecer oportunidades de formação para garantir que os colaboradores tenham as competências necessárias para terem sucesso nessas funções”, afirma Nathalie Scardino, Presidente e Chief People Officer da Salesforce. “A Salesforce sempre foi uma plataforma de mudança e, com base nos nossos valores, estamos a trazer todo o poder da Salesforce – da nossa tecnologia aos nossos espaços e às nossas pessoas – para juntar tudo.”

Opinião