Práticas em DevOps é o novo programa de formação da Rumos, em parceria com a Cybernetes, com início a 7 de outubro, em horário pós-laboral. Este programa visa capacitar profissionais de TI com as competências essenciais para implementar e gerir práticas DevOps nas suas organizações.
A Academia DevOps Engineer da Rumos foi criada para responder à crescente procura por profissionais qualificados em DevOps, numa abordagem que integra o desenvolvimento de software (Dev) com as operações de TI (Ops), promovendo uma colaboração estreita entre equipas, resultando em ciclos de desenvolvimento mais rápidos e produtos finais de maior qualidade. O programa destina-se a programadores, administradores de sistemas e redes, analistas de operações, gestores de projetos e líderes técnicos, estudantes de tecnologias de informação e profissionais de TI em geral.
Neste programa de formação os participantes terão acesso a várias ferramentas e metodologias, aprendendo as melhores práticas para automatizar processos de desenvolvimento, testes e implementação. Ao longo de 183 horas, os formandos vão adquirir competências valiosas em áreas como integração contínua (continuous integration – CI), entrega contínua (continuous delivery – CD), provisionamento de infraestrutura como código (infrastructure as code – IaC) e monitorização de sistemas.
Ao concluir esta Academia, os participantes estarão preparados para liderar iniciativas de DevOps em qualquer empresa, promovendo uma cultura de colaboração, eficiência operacional e entrega rápida e confiável de software. Estarão ainda preparados para obter a certificação internacional “HashiCorp Certified: Terraform Associate”, reconhecida pelo mercado e essencial para a gestão eficiente de infraestruturas como código.