Ricoh tornou-se num impulsionador de peso na transformação digital das empresas

A gigante japonesa deixou de ser apenas um fabricante de fotocopiadores para se transformar também num integrador de soluções de excelência na transformação digital das empresas.
9 de Julho, 2024
Miguel Matias, Business Development Manager da Ricoh Portugal, apresentou a solução de Gestão Documental com IA da Ricoh.

A cidade de Lisboa acolheu a segunda edição do evento “Be Hybrid. Be Smart – Discovering Hybrid Technology” promovido pelo Grupo Ricoh. Realizado no icónico espaço A Estufa e O Clube – Monsanto Secret Spot, o encontro reuniu grandes nomes da tecnologia para discutir as últimas inovações em Inteligência Artificial, Colaboração e Cibersegurança em ambientes híbridos. Após o sucesso obtido no Porto, a capital portuguesa tornou-se palco de um evento repleto de insights e demonstrações práticas, evidenciando o futuro tecnológico das empresas.

A Inteligência Artificial (IA) dominou as conversas, mostrando-se como o motor da revolução tecnológica nas empresas. Entre as suas aplicações, destacaram-se a gestão documental, armazenamento e cibersegurança, sublinhando-se ainda o impacto do Microsoft Copilot na produtividade empresarial. Apresentado pela Ari, a Assistente de Inteligência Artificial da Ricoh, o evento contou com uma apresentação envolvente e dinâmica. Ari, com um avatar fotorealista e disponível em 47 línguas, personificou a integração da IA no dia-a-dia corporativo, realçando como estas ferramentas podem aumentar a produtividade e o envolvimento com os clientes.

Miuel Soler, Country Manager da Ricoh Portugal, abriu o evento com uma nota otimista sobre o percurso da empresa, que celebra 30 anos em Portugal com os melhores resultados de sempre: 60 milhões de euros de faturação, com a ambição de alcançar os 100 milhões de euros em três anos. “A experiência, as alianças e o compromisso com a excelência da Ricoh têm sido continuamente reconhecidos com prémios e certificações líderes da indústria,” destacou Soler, reforçando a posição da Ricoh como um parceiro tecnológico de confiança.

Soler também elucidou sobre a vasta gama de serviços oferecidos pela Ricoh, desde soluções de Print, onde é líder europeu, até à Workplace Experience, sendo o maior parceiro global do Microsoft Teams. A empresa destaca-se ainda na Process Automation, com soluções de gestão documental baseadas em IA, e na Cloud & Cyber, prestando serviços críticos altamente certificados e especializados a empresas de todas as dimensões na Europa.

O evento contou também com intervenções de outros especialistas, como Miguel Matias, Business Development Manager da Ricoh Portugal, que abordou a Gestão Documental com IA. Matias sublinhou a necessidade de sistemas de gestão documental adaptáveis às especificidades de cada organização, lembrando a recente aquisição da start-up Natif.ai pela Ricoh, que fortalece a oferta tecnológica na área da IA, particularmente no reconhecimento e extração de dados.

Paulo Pino, Channel Sales Lead da Microsoft, apresentou o Microsoft Copilot, destacando a importância da IA na criação de interfaces de utilização mais naturais e na eficiência dos processos de negócio. Hugo Almeida, Advisory System Engineer da Dell Technologies, alertou para a inevitabilidade dos ciberataques, salientando o papel crucial da IA na recuperação e na redução do tempo de resposta a incidentes.

Além disso, o evento apresentou inovações como o FlexiQueue, um software de gestão de atendimentos e filas em hospitais e clínicas desenvolvido pela Ricoh Portugal.

Com a presença de parceiros como Microsoft, Dell, Sony, LG, Logitech, entre outros, o “Be Hybrid. Be Smart – Discovering Hybrid Technology” reafirmou a Ricoh se ganhou escala, dimensão e credibilidade para ajudar as empresas na jornada de transformação digital, destacando-se na vanguarda das tecnologias híbridas que prometem revolucionar o mundo empresarial.

Opinião