Revolução computacional chega a 18 de junho

A Microsoft marcou a data: a partir de 18 de junho, uma das maiores revoluções computacionais da história terá início. Parece exagero? Não, de todo.
23 de Maio, 2024

Imagine o poder que a sua organização ganhará com os novos PC Copilot+, as capacidades que os seus colaboradores irão adquirir nos próximos meses e a forma como tudo isso tornará a sua empresa mais eficiente e produtiva.

As novas máquinas com Windows foram projetados para aproveitar todo o potencial da Inteligência Artificial (IA). A Microsoft batizou estas máquinas de “PC Copilot+”, desenvolvidos em colaboração com fabricantes como HP, Dell, Samsung, Asus, Acer e Lenovo. Estes computadores contarão com maior poder de processamento, bateria de longa duração e um conjunto avançado de recursos de IA. Ainda acha que estou a exagerar?

Estou consciente de que os riscos são variados e que, sem uma postura responsável na adoção destas novas máquinas, as empresas podem enfrentar riscos significativos. No entanto, acredito na capacidade dos líderes empresariais de focar no desempenho melhorado e no uso responsável, promovendo uma sociedade mais dinâmica e eficiente na resolução de problemas do dia a dia.

O Poder da IA requer desempenhos extraordinários

A Microsoft desenvolveu uma arquitetura de sistema completamente nova para estas máquinas, combinando o poder da CPU, GPU e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) de alto desempenho, acrescentando recursos de IA aos PCs Copilot+. Equipados com silício avançado capaz de realizar 40 biliões de operações por segundo (TOPS), contra 10 TOPS dos processadores Intel Meteor Lake, os PCs Copilot+ prometem um desempenho sem precedentes.

Conectados e aperfeiçoados pelos grandes modelos de linguagem (LLM) em execução no Azure, juntamente com pequenos modelos de linguagem (SLM), os PC Copilot+ atingem níveis de desempenho nunca antes vistos. A Microsoft afirma que as máquinas que chegam a 18 de junho são “20 vezes” mais poderosas e até “100 vezes” mais eficientes na execução de cargas de trabalho de IA.

Nunca mais perderá tempo a encontrar documentos

Estas máquinas foram concebidas para ajudar os colaboradores a encontrar informações armazenadas de forma eficiente. Com a função Recall, que funciona como uma “memória fotográfica”, o tempo ganho ao longo de cada mês será um benefício significativo no desempenho das tarefas, elevando a eficiência.

Uma revolução Segura

Como esperado, esta revolução computacional traz preocupações de segurança. A Microsoft, com a sua prática consolidada de desenvolvimento de produtos, garante que todos os PC Copilot+ vêm equipados com um processador Microsoft Pluton Security ativado por padrão, além de novos recursos e atualizações no Windows 11 que facilitam a segurança dos utilizadores.

Esta configuração, juntamente com o Azure Cloud e a Infraestrutura de Chave Pública de Recursos (RPKI) da Microsoft, assegura um desempenho superior da IA e medidas de segurança robustas.

Além disso, o assistente de IA Copilot recebe uma grande atualização nas novas máquinas oferecendo uma interface simplificada e acesso a modelos avançados como o GPT-4 da OpenAI, permitindo interações de voz mais naturais.

Ferramentas poderosas para produtividade, criatividade e comunicação

Chega de complexidade. A sua empresa deixará de ter problemas em gerir grandes volumes de dados para liberar o poder da IA. Hoje, os seus colaboradores trabalham com um complexo labirinto de aplicações. A IA, através do Copilot+, tratará dessas complexidades, aumentando a produtividade nos principais aplicativos da Microsoft e em soluções de parceiros como Adobe, Cognizant, IBM, entre outros.

Com suporte para aplicações populares como Microsoft 365, Chrome, Spotify, DaVinci Resolve, Affinity Suite e Zoom, os PC Copilot+ oferecem uma integração perfeita nos fluxos de trabalho e o Slack será adicionado ainda este ano.

“O Copilot+ despertará um interesse significativo na adoção de PCs com IA”, disse Andrew Hewitt, analista principal da Forrester. Com melhorias na experiência do utilizador, como a funcionalidade Recall, uma das principais vantagens dos dispositivos Copilot+ é a capacidade de executar a maioria das tarefas localmente, reduzindo custos e aumentando a privacidade.

No entanto, a ampla adoção pode ser limitada enquanto as organizações avaliam os custos em relação aos benefícios. Ainda assim, com os recursos do Copilot+ disponíveis em PC baseados em ARM e, em breve, em x86, a adoção só tende a crescer.

Mas para que tudo isto seja de facto assim importa que ouça o seu CIO ou o seu parceiro de Informática, não se junte a esta revolução sem preparar as suas equipas. É fundamental fazer uma adoção equilibrada e consciente das suas reais necessidades.

Opinião