Retorno acionista gerado pelo setor das Telecomunicações com tendência positiva

Otimização e expansão da oferta, controlo dos custos, e uma aposta numa arquitetura digital e de IA foram estratégias chave para a criação de valor no setor.
19 de Março, 2024

O mundo das telecomunicações tem sido um dos mais importantes motores da economia global, impulsionando a conectividade e a comunicação em todos os cantos do globo. Recentemente, um estudo revelou dados que mostram bem a importância deste setor no num mundo global, onde a comunicação é provavelmente o centro de tudo, oferecendo uma visão abrangente do seu desempenho e das tendências emergentes.

De acordo com o “2024 Telecommunications Value Creators Report” conduzido pelo Boston Consulting Group (BCG), a indústria das telecomunicações testemunhou um notável aumento de 572 mil milhões de dólares em valor criado entre os anos de 2019 e 2023. Este crescimento representa um sinal encorajador para um setor que tem enfrentado desafios significativos, incluindo taxas de juro elevadas, estagnação da receita e um constante investimentos em atualizações tecnológicas, como a implantação da rede 5G.

Eduardo Bicacro, Partner da BCG em Lisboa, destaca que embora o setor tenha experimentado uma recuperação, o valor criado ainda fica aquém de alguns outros setores. No entanto, o executivo ressalta que as organizações que conseguem criar mais valor são aquelas que conseguem expandir os seus negócios ou implementar disciplina no controle de custos, especialmente através do uso de novas ferramentas digitais e transformações nos modelos operacionais.

Um dos pontos de destaque do estudo é a distribuição do valor criado dentro do setor. Foi com alguma surpresa que constatámos que o estudo indica que mais de 85% do valor criado foi destinado ao pagamento de dividendos, enquanto o aumento do valor de mercado das empresas representou apenas cerca de 15% do total. Isto reflete uma ênfase contínua das empresas de telecomunicações em recompensar os acionistas, mesmo em meio a desafios operacionais e de mercado.

Este estudo também categorizou as empresas em quatro arquétipos distintos para uma melhor compreensão da distribuição do valor criado. As empresas de telecomunicações globais emergiram como os principais contribuintes, gerando 32% do valor total e registando um retorno médio anual para os acionistas de 7% entre 2019 e 2023.

Os grandes operadores em mercados domésticos e as pequenas empresas também desempenharam papéis significativos, embora com variações nos seus retornos e contribuições para o valor total. Por outro lado, as empresas de infraestrutura, embora representando apenas 10% da amostra, registaram o retorno médio mais elevado de 10% entre 2019 e 2023.

Diante destes dados, a BCG destacou várias ações que as empresas de telecomunicações devem considerar para impulsionar ainda mais a criação de valor no setor:

Defender o core e expandir para lá do core: Investir em novas tecnologias como a inteligência artificial (IA) para fortalecer a oferta principal, enquanto explora verticalmente em setores adjacentes para captar novas fontes de receita.

Maximizar o valor extraído da base de ativos e otimizar custos: Explorar modelos de compartilhamento de ativos e adotar uma cultura de eficiência, pragmatismo e automação para melhorar o retorno dos investimentos e otimizar custos.

Apostar numa transformação core-to-cloud dos sistemas de suporte ao negócio e à rede: Modernizar a infraestrutura aplicacional e migrar para a nuvem para aumentar a eficiência operacional e proporcionar melhores experiências aos clientes.

Traduzir a promessa da IA Generativa em valor: Utilizar a IA para melhorar a eficiência dos serviços ao cliente, otimizar atividades administrativas e implementar estratégias de vendas hiperpersonalizadas.

Em suma, o setor das telecomunicações está em constante evolução, enfrentando desafios e aproveitando oportunidades para criar valor e impulsionar o crescimento. À medida que as empresas adotam estratégias inovadoras e investem em tecnologias emergentes, posicionam-se para com o objetivo de liderar uma era de conectividade e comunicação sem precedentes.

Veja o relatório na íntegra aqui.

Opinião