.PT adere a centro europeu de especialização em cibersegurança

“O .PT junta-se ao TLD ISAC Europeu para reforçar o compromisso de contribuir para um ciberespaço mais seguro e resiliente num quadro cada vez mais complexo de ciberameaças.", Inês Esteves.
31 de Janeiro, 2024

O .PT, entidade responsável pela gestão, registo e manutenção de domínios sob .pt, aderiu ao European Top-Level Domain Information Sharing and Analysis Centre (TLD ISAC Europeu), o centro de especialização em cibersegurança para o sistema de nomes de domínio (DNS) e para os operadores de registo de TLD europeus.

O TLD ISAC fornece uma plataforma de colaboração e partilha de informação entre os seus membros com uma visão única dos aspetos técnicos e de governação da cibersegurança, assim como os riscos associados para o setor A nível europeu, funciona como fonte de melhores práticas e conhecimento especializado relacionado com uma utilização segura do sistema DNS. Promove ainda, regularmente, sessões de informação e publicações sobre o tema da cibersegurança, como forma de sensibilizar o público para uma utilização mais segura do sistema DNS e dos seus protocolos.

Como membro ativo do TLD ISAC, o .PT está no centro da discussão das melhores prática e  passa a beneficiar de  importantesrecursos que fortalecem a  ação do PTSOC, o seu centro de operações e segurança. Desta forma, a adesão representa, para o .PT, um passo importante na promoção da cibersegurança e resiliência da sua infraestrutura, bem como uma reforçada garantia de proteção dos domínios em .pt.

“O .PT junta-se ao TLD ISAC Europeu para reforçar o compromisso de contribuir para um ciberespaço mais seguro e resiliente num quadro cada vez mais complexo de ciberameaças. Certos de que a cooperação, partilha de informação e conhecimento são fatores estratégicos para a criação de uma visão forte e uma atuação especializada, estamos entusiasmados por fazer parte desta comunidade, que tem um papel crucial na salvaguarda da integridade e confiabilidade da Internet.”, diz Inês Esteves, responsável de cibersegurança do .PT.

“É com grande satisfação que damos as boas-vindas à Associação DNS.PT como o nosso mais recente membro do ISAC. Trazem para a mesa uma grande experiência com o seu PTSOC, o centro que trabalha diariamente para construir um ciberespaço mais seguro e fiável em .pt”, diz Kristof Tuyteleers Chair do European TLD ISAC Working Group.

Opinião