Programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa chega a 40 empresas de elevado potencial

Nesta edição, o programa Scaling Up introduz uma forte rede de apoio internacional, em particular nos mercados de Espanha, Brasil e Estados Unidos.
9 de Julho, 2024

A Unicorn Factory Lisboa já lançou a quinta edição do Scaling Up, o seu programa de apoio a scaleups, empresas tecnológicas em fase de crescimento e com elevado potencial de internacionalização. Esta quinta edição acolhe a List Kit, Modatta, 360hyper, Vawlt, Bounce, Kinderpedia, Inductiva.Ai e a Eleos, que assim se juntam às já 32 scaleups que participaram em edições anteriores. Estas 40 scaleups já levantaram no total 309 milhões de euros em financiamento, empregam 1305 trabalhadores, dos quais 854 estão em Portugal, 29 scaleups são portuguesas e 33 têm escritórios em território nacional. 

Ao longo destas cinco edições, o programa recebeu no total 148 candidaturas. Os critérios de admissão à iniciativa, destinada a fundadores e equipas séniores, alinham-se com a estrutura do programa: financiamento entre post-seed e série B, produto ou serviço em comercialização e em crescimento exponencial, uma equipa estruturada e uma estratégia de expansão de operações e internacionalização clara e definida. A quinta edição do Scaling Up conta com oito startups que, ao todo, já levantaram mais de 35 milhões de euros em investimento, têm um volume de receita anual de 29 milhões de euros e empregam atualmente 246 trabalhadores. Das oito empresas, quatro são portuguesas e sete abriram escritórios em Portugal. 

Nesta edição, o programa Scaling Up introduz uma forte rede de apoio internacional, em particular nos mercados de Espanha, Brasil e Estados Unidos, contando com o suporte não só de startups que expandiram para estas geografias, como também empresas, investidores e parceiros institucionais locais. 

De acordo com Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, “o Scaling Up reflete a nossa missão de criar uma rede de inovação e empreendedorismo de relevo internacional, fazer a ponte entre empresas, mentores e potenciais parceiros, clientes, investidores e a comunidade. Este programa tem vindo a atrair as empresas de maior potencial de crescimento, gerando emprego e financiamento para os diferentes projetos”.

Durante os próximos oito meses, os fundadores e equipas sénior das startups selecionadas terão a oportunidade de se conectar a parceiros corporativos e de investimento, além de apoio à internacionalização e expansão das suas operações, acompanhamento individualizado através de mentoria especializada, e formações temáticas focadas nos principais desafios das empresas. Os 140 mentores que apoiam cada uma das scaleups são fundadores e membros seniores de unicórnios, scaleups mais avançadas, parceiros corporativos, investidores e líderes de mercado nacionais e internacionais, tais como Steve Cadigan, primeiro diretor de Recursos Humanos do LinkedIn. 

O Scaling Up conta com 39 parceiros de investimento, 45 parceiros corporativos e do ecossistema empreendedor, entre os quais oito parceiros estratégicos: BPI, Cuatrecasas, Delta Cafés, Fidelidade, Galp, Google, Grupo Brisa e PwC Portugal. As candidaturas para o programa estão abertas durante todo o ano, sendo revistas a cada quatro meses para seleção das oito novas scaleups, podendo ser feitas através do link. 

As oito scaleups que compõem o mais recente cohort do Scaling Up são: 

360hyper – RetailTech 

A 360hyper é um supermercado online fundado em Portugal com vertente ibérica, que permite compras de todos os produtos domésticos numa só aplicação, garantindo a entrega rápida em 4h dos produtos, com um serviço personalizado. 

Bounce – Marketplace 

Empresa fundada em São Francisco e sediada em Lisboa, a Bounce é uma rede global de serviços de armazenamento de bagagens e de recolha de encomendas, que facilita o agendamento através da aplicação móvel. 

Eleos – FinTech 

Organização que incide na proteção digital de rendimentos e de seguros de vida em parceria com empresas como fintechs e empresas de arrendamento, permitindo que comprem seguros online em poucos minutos e de forma protegida. 

Inductiva.AI – AI & Machine Learning 

Plataforma computacional integrada portuguesa com o objetivo de empoderar cientistas, engenheiros e negócios. Ao otimizar este trabalho em várias plataformas de cloud, a Inductiva.AI potencializa, prevê e otimiza processos físicos em várias indústrias. 

Kinderpedia – EdTech 

Empresa romena a expandir operações em Portugal, desenvolve software de gestão e comunicação escolar, o que simplifica a dinâmica das salas de aula através de uma perspetiva ampla de gestão escolar e financeira, promovendo a autonomia dos alunos e o envolvimento familiar. 

ListKit – AI & Machine Learning 

Fornecedora de contactos B2B (business to business) exatos e triplamente verificados, melhorando o alcance e o retorno sobre o investimento (ROI). Funciona através de um sistema de créditos, no qual cada crédito corresponde a um contacto de e-mail verificado.

Agora com base em Lisboa, a empresa passou por três programas de aceleração da Unicorn Factory Lisboa: Launching Lisbon, incubação Startup Lisboa e, agora, o Scaling Up. 

Modatta – DataTech 

Aplicação que rentabiliza os dados dos utilizadores de telemóvel. A organização portuguesa com expansão para o mercado brasileiro conecta marcas que querem testar anúncios ou desafios dos seus produtos a um público-alvo aos consumidores, permitindo o pagamento direto pelos seus dados, feito de forma consentida, voluntária, segura e completamente anónima. 

Vawlt – DataTech A empresa portuguesa, fundada na Universidade de Lisboa, foca em segurança e armazenamento de dados, com a missão de ser uma solução líder no movimento de dados para a cloud, aumentando a eficiência e segurança das organizações.

Opinião