A VisionWare, empresa tecnológica portuguesa dedicada à Segurança de Informação e Cibersegurança, deu inicio a terceira edição do seu Programa de Bolsas de Mérito. À semelhança das primeira e segunda edições, este projeto de responsabilidade social e corporativa contempla um investimento total de 20.000,00€, recebendo cada um dos estudantes vencedores, o valor de 2.000,00€ para apoiar despesas relacionadas com o seu percurso académico, montante que será atribuído ao longo do presente ano letivo 2024/2025.
Sob o mote “VisionWare, Creating Future Talents since 2005”, estas bolsas destinam-se a 10 jovens talentos de Portugal e de Cabo Verde (países nos quais a VisionWare detém presença física), que frequentem Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados, ou o ensino técnico-profissional, nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação. O regulamento, requisitos e toda a documentação necessária para a submissão de candidaturas, encontra-se já disponível no microsite dedicado este projeto especial da VisionWare.
Para Bruno Castro, Fundador & CEO da VisionWare, “pelo terceiro ano consecutivo, é com muito agrado que destaco o nosso programa das Bolsas de Mérito como um excelente exemplo da forma como as empresas e as instituições de ensino podem trabalhar em conjunto, lado a lados, já que o essencial é capacitar e incentivar o talento jovem, motivo pelo qual lançámos esta nova edição, com a garantia de que os alunos solidifiquem as capacidades que já têm incorporadas, sendo depois aperfeiçoadas com a experiência em ambiente empresarial”. Na visão de Bruno Castro, “iniciativas de responsabilidade social e corporativa como esta são autênticos catalisadores de empregabilidade e de garantia de qualidade, tendo em conta que, não só valorizamos as competências, como oferecemos novas oportunidades de carreira no setor tecnológico, e, em particular, na área da cibersegurança, um dos setores mais vibrantes, dinâmicos e com alta demanda de talento”.
Na edição de 2024, a VisionWare volta a apostar em duas novas áreas de ensino, nomeadamente, o Cibercrime e a Proteção de Dados, e também a Informática Forense; destaque ainda para a Cibersegurança e Defesa, para além das que já constavam na primeira edição – Segurança Informática em Redes de Computadores; Ciência de Dados; Ciências de Engenharia de Computadores e Telemática; Cibersegurança; Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores; Engenharia Informática e Sistemas Computacionais; Engenharia de Telecomunicações e Informática.
Através deste programa de Bolsas, a VisionWare reforça também o seu compromisso para com o futuro da comunidade académica, uma aposta que vai, inclusive, ao encontro da recomendação dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para o fomento, cooperação internacional e criação de oportunidades formativas e capacitação juvenil nas áreas tecnológicas.
A empresa dá assim continuidade ao programa criado em 2022, com o objetivo de contornar a escassez de talentos sentida na área das tecnologias de informação e com particular incidência, na vertente da cibersegurança, a qual representa um peso cada vez maior na economia global.
Todos os estudantes interessados e cujo âmbito de ensino se enquadre nas áreas acima listadas e cumprindo os requisitos indicados, podem consultar o regulamento em vigor e apresentar a sua candidatura via email, até às 23h59 do próximo dia 11 de outubro. Todas as informações constam no site oficial do Programa de Bolsas de Mérito da VisionWare, em https://bolsas.visionware.pt/.