Pagamentos digitais: bem-vindos ao futuro

De entre as várias tendências que se destacam no setor dos pagamentos, a Inteligência Artificial está, à semelhança do que acontece noutros setores, a ganhar preponderância, desde logo porque está a evoluir com uma velocidade alucinante.
10 de Outubro, 2024

Os pagamentos digitais estão a viver uma profunda mudança impulsionada pela rápida e crescente evolução tecnológica e cimentada pelos desafios que continuamente a regulação coloca a este mercado. Dois motores que contribuem, a par do comércio eletrónico, para que esta transformação acelere ainda mais, seja mais profunda e efetiva, tornando o setor dos pagamentos um líder na vanguarda da economia do futuro.

De entre as várias tendências que se destacam no setor dos pagamentos, a Inteligência Artificial está, à semelhança do que acontece noutros setores, a ganhar preponderância, desde logo porque está a evoluir com uma velocidade alucinante, revolucionando inúmeras áreas. Os pagamentos beneficiam também da inclusão desta nova tecnologia disruptiva. A título de exemplo de aplicação, podemos começar pela automatização dos serviços de “Onboarding” e “Helpdesk”. Recorrendo à IA para fazer o tratamento e a aprendizagem sistemática das respostas introduzidas nos registos das assistências diárias, assistentes virtuais terão a capacidade de resolver questões de clientes com rapidez e um elevado grau de precisão. Outro exemplo, é a utilização da IA no incremento da segurança nas transações. Analisar padrões de comportamento permite identificar atividades suspeitas com maior rigor. A capacidade de processar rapidamente grandes quantidades de informação, possibilita o cruzamento e a análise de dados essenciais à gestão do risco associado a esta atividade.

Existem outras grandes tendências do setor dos pagamentos, aparecendo cada vez mais alternativas inovadoras e transformadoras da experiência de quem paga e de quem recebe. 

Para além das habituais formas de recebimento, em dinheiro, cartão, ou transferência bancária, os pagamentos digitais vieram para ficar e tem sido crescente a sua utilização. Métodos como o MBWAY, com leitura do QR Code pelo telemóvel, juntamente com a tecnologia NFC – Near Field Communication, Apple Pay, Google Pay, os “Gadjets Contactless”, Pay-by-link, o Buy-now-pay later para pagamentos parcelados e o pinpay.pt, estão a ser cada vez mais utilizados.

Outra grande tendência é aliar as vendas presenciais às vendas à distância e ter toda a solução integrada no mesmo “backoffice”. Hoje, as empresas de pagamentos digitais fornecem soluções tecnológicas simples, de baixo custo e de fácil implementação, onde os pagamentos presenciais efetuados nos TPAs em loja, estão integrados na mesma plataforma dos pagamentos à distância. As empresas já não precisam de consultar os pagamentos recebidos no TPA noutra aplicação, nem de trocar de TPA ou Gateway de pagamentos sempre que pretendem trocar de conta bancária. Trata-se de uma solução “Omnichannel” adaptada a qualquer setor e a inúmeras áreas de atividade.

Mesmo entre o próprio setor empresarial, nas chamadas relações “B2B” (entre empresas), os pagamentos digitais apresentam uma tendência crescente. A automatização dos processos que integra os pagamentos nos ERPs, nos softwares de faturação e nas lojas online, otimiza os fluxos e diminui os custos administrativos. A progressão e o crescimento estão sempre assegurados pela escalabilidade oferecida pela natureza modular das soluções, que permitem dar uma resposta ajustada à dimensão do cliente ao longo do tempo.

No setor dos pequenos negócios também se verifica a crescente utilização destes modernos métodos de pagamentos digitais. Uma pequena empresa pode começar a vender através de um formulário gratuito, diretamente interligado à Gateway e proporcionando aos seus clientes, todos os métodos disponíveis. Consegue, por exemplo, gerar links para estes formulários, que poderá enviar por email, partilhar nas redes sociais, ou por WhatsApp. Numa fase posterior, pode evoluir para uma moderna loja online com resposta ao ciclo completo do negócio, desde a encomenda, passando pelo pagamento integrado e terminando com emissão automática da fatura.

Nuno Breda é cofundador da Ifthenpay

Opinião