TP-Link: Como a modernização da infraestrutura de internet transformou a Vila dos Príncipes

Na Urbanização Resort Praia d'El Rey, em Óbidos, o condomínio Vila dos Príncipes, com 19 anos e 117 frações autónomas, enfrentava desafios significativos relacionados à sua infraestrutura de internet.
27 de Setembro, 2024
Carlos Soares, Technical Manager da SafeAlliance

Gerido pela DGI Administração, uma empresa familiar que administra cerca de 37 condomínios e cerca de mil clientes, o Vila dos Príncipes contava com uma base de 87 clientes ativos no serviço de internet. Ricardo Quintino, responsável pelas operações da DGI, descreve a situação: “Pretendíamos trocar de fornecedor devido à infraestrutura montada estar obsoleta, nomeadamente routers e Firewall. A velocidade de Internet que disponhamos também era bastante reduzida, além da capacidade de abrangência dos routers antigos que também era bastante limitada ao nível do WiFi“.

Os problemas de conectividade não apenas afetavam a qualidade de vida dos residentes, mas também impactavam o negócio da administração. Ricardo Quintino explica que o objetivo era “essencialmente fidelizar os clientes e expandir para os restantes condóminos que ainda não tinham aderido ao serviço.” Sem alternativas viáveis disponíveis, a DGI Administração decidiu recorrer à SafeAlliance e à TP-Link, motivada pela confiança transmitida pela equipa da SafeAlliance. “Pela confiança que os colaboradores que a SafeAlliance nos transmitiram desde o primeiro dia, estando sempre disponíveis para ajudar no que necessitássemos,” afirma Ricardo Quintino.

A solução implementada pela SafeAlliance incluiu uma infraestrutura GPON (Gigabit Passive Optical Network) da TP-Link. Com a implementação de um OLT DS-P7001-04 como gestor os terminais Gpon. Com novos routers  de fibra da AGINET XX230v geridos centralmente através da Cloud. A escolha do Wi-Fi 6 foi uma decisão estratégica, uma vez que “tem uma melhor performance aos wifi5 que o cliente tinha com os equipamentos anteriores” conforme explica a SafeAlliance. O processo de implementação foi meticuloso, com a equipa da SafeAlliance a realizar um levantamento de necessidades, assegurando que tudo estivesse preparado antes do dia da instalação. “A equipa comercial e técnica da TP-Link estiveram sempre em contacto com a nossa equipa de field antes e durante a implementação, e foram efetuadas várias reuniões antes do dia D para que tudo corresse sem problemas“, detalha Carlos Soares, Technical Manager a SafeAlliance.

Impacto no negócio muito positivo

Os resultados da implementação foram imediatos e positivos, sendo possível testar e confirmar um serviço que corresponde com as necessidades de internet da Urbanização A gestão remota permite uma resposta mais célere no suporte em caso de necessidade bem como uma maior flexibilidade nos processos de manutenção como por exemplo upgrades de firmware.

Com um router Wi-Fi 6 XX230v em cada fração, é possível ter um serviço dedicado e parametrizado com as necessidades de cada fração em específico.

Sendo que neste caso a tecnologia GPON permite ter o DS-P7001-04 instalado num bastidor principal de rede da Urbanização, e entregar o serviço aos routers a alguns quilómetros de distância sem necessidade de equipamentos ativos. 

 Ricardo Quintino observa que “as queixas que antes recebíamos constantemente, principalmente devido à capacidade dos routers e à disponibilidade de apoio técnico, tiveram basicamente uma volta de 180 graus“. A nova infraestrutura não só melhorou a velocidade e a cobertura do Wi-Fi, mas também simplificou os processos para a equipa de TI. “Routers de fácil configuração. E mais importante, bastante user friendly para os condóminos,” destaca Ricardo Quintino. “Podem mexer em qualquer botão, mesmo no Reset, que a Safe Alliance configurou os equipamentos de tal forma que os proprietários e os alojamentos locais não são capazes de os desconfigurar, o que é ótimo“.

O impacto no negócio foi significativo, com Ricardo Quintino a afirmar que “o melhor impacto é ver os clientes a aderirem cada vez mais ao Serviço de Internet do condomínio e estarem satisfeitos“. A SafeAlliance continua a fornecer suporte contínuo, monitorizando a infraestrutura 24/7 e disponibilizando uma equipa de suporte para resolver quaisquer questões que possam surgir. “Neste caso, o cliente optou por contratar um serviço de suporte para que os proprietários das habitações pertencentes ao condomínio pudessem usar em caso de qualquer configuração que seja necessária com o WIFI“, explica a SafeAlliance.

Quando questionado sobre a possibilidade de trabalhar novamente com hardware TP-Link no futuro, Ricardo Quintino é claro: “Costuma-se dizer que na equipa que ganha não se mexe, portanto, a resposta é claramente, sim“. A experiência geral foi extremamente positiva, evidenciando a eficácia da parceria entre a DGI Administração, a SafeAlliance e a TP-Link na transformação da infraestrutura de internet do Vila dos Príncipes.

“A equipa comercial e técnica da TP-Link estiveram sempre em contacto com a nossa equipa de field antes e durante a implementação, e foram efetuadas várias reuniões antes do dia D para que tudo corresse sem problemas” – Carlos Soares, Technical Manager da SafeAlliance.

Opinião