Operadores de telecomunicações voltam ao caminho de crescimento? A Inteligência Artificial e a Cloud indicam que sim 

A indústria de telecomunicações (telcos) enfrenta um desafio: têm investido significativamente em inovação, mas as suas receitas não têm sido proporcionais.
24 de Abril, 2025

Dados de 2023 indicam que os operadores gastaram cerca de cerca de 900 mil milhões de euros nos últimos cinco anos, mas o crescimento foi de apenas 0,9%. As empresas do setor precisam de abordagens mais eficazes para maximizar os investimentos e impulsionar o crescimento.

É aqui que entram a inteligência artificial (IA) e a computação em cloud: tecnologias transformadoras que permitem aos operadores lançar novos serviços com maior rapidez, melhor experiência para o cliente e redução de custos. A IA generativa (GenAI), em particular, representa uma grande oportunidade. A McKinsey estima que a GenAI possa gerar cerca de 90 mil milhões de euros em valor adicional para os operadores, e gerar ainda ganhos de produtividade entre 130 e 170 mil milhões de euros – face à IA tradicional.

A personalização da experiência do cliente também é essencial para o crescimento. Os consumidores esperam mais do que conectividade; querem serviços adaptados às suas necessidades. Com IA, os operadores podem analisar dados e comportamentos para criar pacotes personalizados, o que vai aumentar a satisfação e gerar novas oportunidades de receita. Estudos, como o da Bain & Company, mostram que os consumidores gastam, em média, 38% a mais quando a experiência é hiperpersonalizada. O que resulta em melhores indicadores, tanto nem ferramentas como o Net Promoter Score como ao nível do ROI.

A Liberty Latin America, por exemplo, implementou, em parceria com a AWS,  um projeto que recorre à GenAI para analisar interações com clientes. Esta solução está a permitir-lhes melhorar a eficiência dos agentes (operadores?), reduzir o tempo de chamada e aumentar a taxa de resolução no primeiro contacto. O resultado: automatização de consultas e redução de custos operacionais.

A eficiência é, sem dúvida, crucial para a rentabilidade das telcos. A automação com IA e a infraestrutura em cloud ajudam os operadores (aqui, sim, agentes para não repetir operadores e operações?) a otimizar operações, reduzir custos e a focar-se em novas oportunidades de crescimento. Dados da Omdia preveem que a transição para a cloud possa diminuir as despesas operacionais das telco em mais de 10%.

A implementação das redes 5G também apresenta novas oportunidades e desafios para o setor. Embora o 5G ofereça mais velocidade e novas funcionalidades, exige, também, investimentos significativos em infraestrutura. A utilização de redes virtuais sedeadas na cloud apresentam-se como uma solução rentável, e que permite aos operadores acelerar o lançamento do 5G enquanto se mantêm competitivos. A japonesa NTT DOCOMO, por exemplo, escolheu a cloud para implementar a sua rede 5G Open Radio Access Network (RAN). O objetivo é simplificar operações e melhorar o desempenho e a escalabilidade.

A cloud dá aos operadores a agilidade necessária para inovarem e crescerem mais rapidamente. Seja através do lançamento de novos serviços digitais ou da entrada em novos mercados. A cloud permite-lhes testar e implementar com risco e investimentos muito mais baixos, e destacarem-se num mercado competitivo como este.

Tenho acompanhado outros operadores, como a O2 Telefónica e a Nokia, que já estão a construir as suas redes 5G Cloud Core na cloud AWS e a migrar mais de 1 milhão de clientes 5G para a plataforma. Esta solução permite-lhes escalar dinamicamente e adaptar as capacidades de rede às necessidades dos clientes e dos serviços emergentes.

A colaboração estratégica entre operadores de telecomunicações e empresas tecnológicas, através da cloud e da IA, está a impulsionar a inovação e a acelerar o crescimento de forma sustentável –  os operadores modernizam a infraestrutura, reduzem custos e oferecem escalabilidade, o que lhes possibilita entregar um melhor serviços aos seus clientes.

A IA e a cloudrepresentam um desafio, mas oferecem um caminho claro de crescimento. Esta tecnologia permite aos operadores personalizarem experiências, otimizar operações, acelerar a implementação do 5G e impulsionar a inovação – com maior valor, receitas e lucros. A indústria de telecomunicações está a passar por um processo de transformação: para um futuro mais eficiente, inovador e centrado no cliente.

Fabio Cerone é AWS Telco Lead na região EMEA

Opinião