Dados de 2023 indicam que os operadores gastaram cerca de cerca de 900 mil milhões de euros nos últimos cinco anos, mas o crescimento foi de apenas 0,9%. As empresas do setor precisam de abordagens mais eficazes para maximizar os investimentos e impulsionar o crescimento.
É aqui que entram a inteligência artificial (IA) e a computação em cloud: tecnologias transformadoras que permitem aos operadores lançar novos serviços com maior rapidez, melhor experiência para o cliente e redução de custos. A IA generativa (GenAI), em particular, representa uma grande oportunidade. A McKinsey estima que a GenAI possa gerar cerca de 90 mil milhões de euros em valor adicional para os operadores, e gerar ainda ganhos de produtividade entre 130 e 170 mil milhões de euros – face à IA tradicional.
A personalização da experiência do cliente também é essencial para o crescimento. Os consumidores esperam mais do que conectividade; querem serviços adaptados às suas necessidades. Com IA, os operadores podem analisar dados e comportamentos para criar pacotes personalizados, o que vai aumentar a satisfação e gerar novas oportunidades de receita. Estudos, como o da Bain & Company, mostram que os consumidores gastam, em média, 38% a mais quando a experiência é hiperpersonalizada. O que resulta em melhores indicadores, tanto nem ferramentas como o Net Promoter Score como ao nível do ROI.
A Liberty Latin America, por exemplo, implementou, em parceria com a AWS, um projeto que recorre à GenAI para analisar interações com clientes. Esta solução está a permitir-lhes melhorar a eficiência dos agentes (operadores?), reduzir o tempo de chamada e aumentar a taxa de resolução no primeiro contacto. O resultado: automatização de consultas e redução de custos operacionais.
A eficiência é, sem dúvida, crucial para a rentabilidade das telcos. A automação com IA e a infraestrutura em cloud ajudam os operadores (aqui, sim, agentes para não repetir operadores e operações?) a otimizar operações, reduzir custos e a focar-se em novas oportunidades de crescimento. Dados da Omdia preveem que a transição para a cloud possa diminuir as despesas operacionais das telco em mais de 10%.
A implementação das redes 5G também apresenta novas oportunidades e desafios para o setor. Embora o 5G ofereça mais velocidade e novas funcionalidades, exige, também, investimentos significativos em infraestrutura. A utilização de redes virtuais sedeadas na cloud apresentam-se como uma solução rentável, e que permite aos operadores acelerar o lançamento do 5G enquanto se mantêm competitivos. A japonesa NTT DOCOMO, por exemplo, escolheu a cloud para implementar a sua rede 5G Open Radio Access Network (RAN). O objetivo é simplificar operações e melhorar o desempenho e a escalabilidade.
A cloud dá aos operadores a agilidade necessária para inovarem e crescerem mais rapidamente. Seja através do lançamento de novos serviços digitais ou da entrada em novos mercados. A cloud permite-lhes testar e implementar com risco e investimentos muito mais baixos, e destacarem-se num mercado competitivo como este.
Tenho acompanhado outros operadores, como a O2 Telefónica e a Nokia, que já estão a construir as suas redes 5G Cloud Core na cloud AWS e a migrar mais de 1 milhão de clientes 5G para a plataforma. Esta solução permite-lhes escalar dinamicamente e adaptar as capacidades de rede às necessidades dos clientes e dos serviços emergentes.
A colaboração estratégica entre operadores de telecomunicações e empresas tecnológicas, através da cloud e da IA, está a impulsionar a inovação e a acelerar o crescimento de forma sustentável – os operadores modernizam a infraestrutura, reduzem custos e oferecem escalabilidade, o que lhes possibilita entregar um melhor serviços aos seus clientes.
A IA e a cloudrepresentam um desafio, mas oferecem um caminho claro de crescimento. Esta tecnologia permite aos operadores personalizarem experiências, otimizar operações, acelerar a implementação do 5G e impulsionar a inovação – com maior valor, receitas e lucros. A indústria de telecomunicações está a passar por um processo de transformação: para um futuro mais eficiente, inovador e centrado no cliente.
Fabio Cerone é AWS Telco Lead na região EMEA