Desenvolvido em parte pela tb.lx, o estúdio de produtos digitais da Daimler Truck em Lisboa, o novo camião da Mercedes Benz, beneficia de soluções inovadoras que visam facilitar a transição das frotas de diesel para elétrico.
Entre as principais inovações desenvolvidas em Portugal estão o Charge Management System e a ferramenta eTruck Ready. Estas ferramentas proporcionam aos gestores de frotas uma experiência otimizada na gestão e eletrificação das suas operações.
Gestão de carregamentos personalizada
O Charge Management System, cujas primeiras linhas de código foram escritas em Lisboa, permite uma gestão de carregamentos personalizada e oferece total transparência no processo. Esta ferramenta permite aos gestores de frotas planearem rotas eficazes, otimizar carregamentos e programar o pré-condicionamento dos veículos. Além disso, oferece uma visão detalhada do consumo de energia e da disponibilidade dos carregadores, sendo uma solução essencial para a operação eficiente de frotas elétricas na Europa, América do Norte e Japão.
Eletrificação de rotas com eTruck Ready
Desenvolvida também em Lisboa, a ferramenta eTruck Ready é crucial para avaliar a viabilidade de eletrificação de rotas. Esta solução considera variáveis como pontos de paragem, tráfego, condições meteorológicas, carga e modelo do camião. Com estas informações, os proprietários de frotas podem tomar decisões informadas sobre a eletrificação das suas rotas e os vendedores podem apoiar os clientes na transição para camiões totalmente elétricos.
Clement De Coligny, Chefe de Produto para a área de e-mobilidade na tb.lx, destacou a importância destas ferramentas: “Acreditamos que estes serviços oferecem as melhores soluções para garantir o funcionamento das operações e manter os seus custos, tudo de forma sustentável. Este ecossistema conectado maximiza o tempo de funcionamento dos camiões e carregadores e otimiza a sua utilização para reduzir o custo total de aquisição (TCO) – uma das maiores preocupações dos gestores de frotas e distribuidores”.
Impacto no transporte elétrico
Com uma autonomia de 500 km e uma capacidade de bateria superior a 600 kWh, o eActros 600 foi concebido para longas distâncias, respondendo à crescente necessidade de soluções de transporte elétrico. Na Europa, onde cerca de 60% das viagens de longo curso são inferiores a 500 km, este camião pode percorrer essas distâncias sem necessidade de carregamentos intermédios.
A infraestrutura de carregamento é crucial para a viabilidade de trajetos mais longos, e o software desenvolvido pela tb.lx é essencial para a transição dos veículos a diesel para elétricos. Estas soluções abordam preocupações como a autonomia da bateria, o planeamento eficaz dos carregamentos e a garantia de que as entregas são realizadas pontualmente, mesmo com veículos elétricos.
A contribuição portuguesa para a eMobility
A tb.lx, com 114 colaboradores em Portugal, trabalha em estreita colaboração com a Daimler Truck para desenvolver produtos digitais na área da eMobility e soluções de conectividade. Este contributo português destaca-se no cenário global, reforçando a importância da inovação tecnológica local na evolução do transporte sustentável.
Com o lançamento do eActros 600, a Daimler Truck não só avança na eletrificação do transporte de mercadorias, mas também mostra como a colaboração internacional e o desenvolvimento tecnológico podem levar a soluções inovadoras e eficientes para os desafios do futuro.