Nove por cento dos portugueses subscrevem plataformas de streaming de desporto  

Classes sociais C1 e C2 representam a maior fatia dos 809 mil subscritores de  plataformas de desporto em streaming. 59 % dos indivíduos que veem plataformas de  desporto em casa de familiares ou cafés são da classe C2 e D. 
25 de Março, 2024

O número de portugueses que subscreve ou utiliza plataformas de streaming dedicadas  a conteúdos desportivos situa-se atualmente em cerca de 809 mil indivíduos, o que  representa aproximadamente 9% da população com mais de 15 anos residente em  Portugal continental.  

A conclusão resulta da mais recente vaga do estudo B-Stream, produzido pelo Grupo Marktest, que revela que no início deste ano ocorreu pela primeira vez uma ligeira  quebra na utilização e subscrição destes serviços desde 2022. 

De acordo com os dados do B-Stream referentes ao período entre novembro de 2023 e  fevereiro de 2024, o total de subscritores de pacotes desportivos em streaming desceu  0.7 pontos percentuais face à vaga anterior do estudo, para o patamar de 9,4% dos  indivíduos. Uma evolução que representará uma queda de cerca de 60 mil subscritores.  

A acompanhar o indicador ‘subscrição’, os dados referentes à ‘utilização’ destas  plataformas de streaming também apresentam sinais de ligeiro recuo, com menos 1.6  pontos percentuais, para a fasquia dos 17,5% dos residentes em Portugal. Uma variação  que, ainda assim, deixa o universo de utilizadores deste tipo de plataformas em Portugal  ainda acima dos 1,5 milhões de indivíduos.  

Os dados do B-Stream permitem também confirmar que a Classe A/B é o grupo  Socioeconómico com maior percentagem de utilização e subscrição de plataformas de  desporto: 20,9% dos portugueses com mais de 15 anos utiliza este tipo de serviços de  streaming e 12.9% subscreve-os.  

Na avaliação ao total de subscritores deste tipo de serviços, no entanto, apenas 23.8 %  pertencem ao grupo socioeconómico A/B. As Classe C1 e C2 são as que mais contribuem para o número de subscritores, representando cerca de 509 mil dos 809 mil subscritores  totais de plataformas de desporto. Outro indicador do estudo revela que 59.2 % dos  indivíduos que veem plataformas de desporto em casa de familiares ou cafés são das classes C2 e D.

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