A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT, situada na Costa da Caparica, anunciou o NOVA TechSphere, um Centro e Interface Tecnológico (CIT) com um investimento estimado em 4,9 milhões de euros. O projeto inclui a construção de uma esfera icónica, que se destacará como um símbolo de tecnologia e inovação, servindo de palco para apresentações científicas e empresariais, bem como um espaço dinâmico para apoio à divulgação da tecnologia da NOVA FCT, ao empreendedorismo, cocriação e experimentação.
O projeto do NOVA TechSphere inspira-se em modelos de referência como o Innovation HQ do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e inclui a reabilitação de um edifício já existente assim como a construção de uma esfera de 16 m de diâmetro. O seu design arrojado e transparente simboliza a abertura da ciência à sociedade, promovendo um ambiente de colaboração entre investigadores, alunos, empresas e cidadãos em geral, consolidando a ligação estratégica da academia com a indústria, o setor produtivo.
O NOVA TechSphere será um ponto central para projetos de inovação aplicada, facilitando a transferência de conhecimento e a testagem de novas soluções tecnológicas com impacto direto no mercado e na sociedade. O NOVA FCT Fablab, reconhecido como um espaço de criação, prototipagem e experimentação, fará parte das infraestruturas desta nova zona dedicada à inovação, que também inclui salas de trabalho, zonas funcionais e de apoio, dedicadas a fomentar a cocriação, a ideação e a transferência de conhecimento. Estas áreas são integradas no edifício já existente, que será requalificado.
O projeto estimado em 4,9 milhões de euros, conta com cofinanciamento de 40% do FEDER (no valor total de 1 950 018,00€) e a contrapartida de 60% assegurada por autofinanciamento próprio da NOVA FCT.
Inserido no Almada Innovation District, o NOVA TechSphere pretende colmatar a escassez de infraestruturas tecnológicas na região, criando novas oportunidades e fomentando a atração de talento e a criação de empregos qualificados, contribuindo para o desenvolvimento económico local.
“O NOVA TechSphere será um marco arquitetónico e um verdadeiro laboratório de inovação e empreededorismo, onde alunos, investigadores e empresas poderão trabalhar em parceria nas tecnologias e ideias que moldarão o futuro. Este projeto reflete a missão da NOVA FCT: formar, inovar, criar e transferir conhecimento, promovendo um ambiente mais colaborativo e tecnologicamente avançado.”, afirma José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT.