NordicEPOD assegura o investimento da Eaton na indústria europeia de data centers

Em resultado deste acordo, a produção da fábrica NordicEPOD existente em Oslo será aumentada com efeito imediato, e uma fábrica maior em Oslo abrirá em agosto.
4 de Junho, 2024

A NordicEPOD especialista no fabrico e integração de módulos de potência normalizados concebidos para a indústria dos data centers, assegurou com sucesso um investimento comercial estratégico da CTS Nordics, uma empresa dedicada à conceção e construção de data centers e da  Eaton.

A NordicEPOD ajuda a reduzir a complexidade, o custo e os prazos de execução associados à construção de novos data centers, o que é de importância vital para os seus clientes, numa altura em que o sector regista um crescimento rápido.

Cada EPOD, construído de acordo com a mesma conceção normalizada, contém todos os sistemas críticos de energia, backup, arrefecimento e controlo, tais como fontes de alimentação ininterrupta (UPS), comutadores e distribuição de energia que podem suportar o fornecimento de até 2MW de energia elétrica. O EPOD é concebido e colocado entre a rede elétrica e a infraestrutura crítica de TI do data center que protege. Todos os EPODs que saem da fábrica serão totalmente habilitados digitalmente e receberão comissionamento de nível 1 a 3, permitindo uma integração e operações superiores.

Morten Molven, diretor geral da NordicEPOD, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Eaton. O seu alcance global e o seu compromisso com a NordicEPOD ajudar-nos-ão a aumentar significativamente a escala, de modo a podermos fabricar com segurança de fornecimento e garantir que os requisitos dos projetos dos nossos clientes são plenamente satisfeitos. A tecnologia atual e evolutiva da Eaton é a combinação perfeita para o nosso projeto EPOD.”

A CTS Nordics é uma empresa dedicada à conceção e construção de data centers, especializada na conceção de novos edifícios e métodos de construção. Estas soluções proporcionam aos operadores de data centers na região nórdica uma abordagem normalizada, rapidamente implementável e rentável para a conceção, construção e colocação em funcionamento de data centers.

Em resultado deste acordo, a produção da fábrica NordicEPOD existente em Oslo será aumentada com efeito imediato, e uma fábrica maior em Oslo abrirá em agosto para servir uma carteira de encomendas atual através da sua capacidade de mais de 500 MW de EPODs por ano. Os planos para uma nova fábrica na Europa, num local ainda por confirmar, já estão a ser discutidos.

Ciarán Forde, vice-presidente, estratégico contas e alianças da Eaton, disse: “NordicEPOD já faz parte do nosso xModular programa de parceiros, e este acordo consolida essa relação. O que é único é a forma como a CTS Nordics e a NordicEPOD se alinharam para perturbar positivamente o status quo e gerar novos níveis de valor para os operadores de data centers. Ambas as empresas foram criadas para servir e centrar-se inteiramente no sector dos data centers. Isto moldou a forma como operam e resultou em soluções de engenharia como nenhuma outra. Este é o nível de inovação e escala necessário para satisfazer as necessidades do mercado.”

Opinião