A NEC está a desenvolver uma tecnologia que utiliza a IA para analisar a credibilidade da informação na internet a partir de múltiplas perspetivas e apoiar a verificação de factos. Esta iniciativa está a ser realizada no âmbito de um projeto do Ministério dos Assuntos Internos e das Comunicações do Japão que visa o desenvolvimento e a demonstração de tecnologias para combater informações falsas e enganosas na internet.
A eficácia da tecnologia será avaliada por organizações de verificação de factos, como o Centro de Verificação de Factos do Japão (*1), e pelos meios de comunicação social, incluindo os organismos de difusão de radio e TV, com o objetivo de melhorar a sua fiabilidade. Este projeto de demonstração decorre de agosto de 2024 a março de 2025.
O grande volume de informações falsas e enganosas na Internet tornou-se um problema cada vez maior, e as tecnologias de controlo estão a atrair mais atenção. As organizações de verificação de factos e os meios de comunicação social responsáveis pela divulgação de informações altamente fidedignas são sobrecarregados pela grande quantidade de trabalho necessário para determinar a fiabilidade das informações. A NEC está a desenvolver uma tecnologia para apoiar a verificação de factos através da utilização de IA de ponta, como os modelos de linguagem de grande dimensão (LLM), para analisar e avaliar a autenticidade dos conteúdos.
A tecnologia utiliza a IA para analisar se o conteúdo constituído por vários tipos de dados (texto, imagens, vídeo e áudio) é falso ou enganador. Em primeiro lugar, a tecnologia deteta se as imagens e outros dados foram processados, a IA reconhece então vários tipos de dados e converte-os em texto. De seguida, os LLM especializados na análise de informações falsas avaliam o texto para determinar se o conteúdo está correto, se a informação tem uma fonte confiável e se existem inconsistências entre os dados (por exemplo, discrepâncias entre o texto e o conteúdo do vídeo).
Adicionalmente, a tecnologia cria relatórios num formato semelhante aos relatórios e artigos preparados por especialistas em organizações de verificação de factos. A tecnologia também ajuda a melhorar as operações de verificação de factos, uma vez que permite ajustes de acordo com as instruções de um utilizador, como a eliminação de informações não fiáveis ou a adição de novas informações.
As organizações de verificação de factos, como o Centro de Verificação de Factos do Japão, e os meios de comunicação social, incluindo as estações de radio e TV, avaliarão o desempenho da tecnologia, com o objetivo de melhorar a sua fiabilidade e de a disponibilizar para aplicação prática no AF2025~2026.