MUSEU LOAD ZX celebra o seu quarto ano de aniversário com exposição online

Para celebrar o seu quarto aniversário, o museu anunciou um evento online, no seu canal de Youtube, a começar pelas 20h45 de domingo dia 27 de Outubro.
23 de Outubro, 2024

Após um ano de exposição temporária, a 17 de outubro de 2020, abria as portas o Museu LOAD ZX Spectrum na cidade de Cantanhede. Localizado na antiga escola primária Conde Ferreira, bem no centro desta cidade do distrito de Coimbra, o espaço alberga provavelmente a maior coleção mundial de invenções de Sir Clive Sinclair, com particular destaque para o microcomputador ZX Spectrum. 

Este projeto, nascido em território nacional fruto da visão do colecionador e engenheiro informático João Diogo Ramos, natural de Cantanhede, homenageia os pioneiros que colocaram os computadores nas nossas casas nos idos anos 80 do século passado. Em particular, é alvo de estudo e dado destaque à engenharia portuguesa que, a partir da fábrica da TIMEX na Caparica (Almada), desenvolveu algumas tecnologias revolucionárias do mundo Spectrum. 

Nestes quatro anos o museu LOAD ZX tem vindo a agregar a comunidade de apaixonados pelo Spectrum e a criar o contexto para algumas iniciativas inesperadas como a organização de eventos de gaming familiares sob a marca Street Gaming, ou os diversos trabalhos no domínio de cinema e televisão. Nesta última frente, o museu facilitou o trabalho da produtora nacional Galgo Filmes que produziu para a RTP o documentário “TIMEX – Uma Revolução Por Contar” e uma mini-série intitulada “ZX Spectrum: 1982 e mais além”, ambas a aguardar estreia televisiva. Ao mesmo tempo, internacionalmente, o museu participou no documentário britânico “The Rubber-Keyed Wonder” que teve antestreia na maior sala de Inglaterra em Outubro de 2024.

Para celebrar o seu quarto aniversário, o museu anunciou um evento online, no seu canal de Youtube, a começar pelas 20h45 de domingo dia 27 de Outubro. Além da participação de toda a equipa, o evento contará com vários convidados especiais, e será dividido em duas partes: uma em português e outra em inglês, que deverá começar pouco depois das 22h00.

Sem revelar demasiados detalhes, o museu adianta um destaque que supera quaisquer expectativas: a sessão “Achieving the Impossible: The Lost ZX Network” promete ser um momento histórico e certamente algo a não perder para os fãs destes temas e da arqueologia computacional.

Opinião