Minsait implementa novo modelo de Data Governance na ANACOM

Este projeto não só tem como objetivo melhorar a transparência e democratização dos dados, mas também preparar a estrutura organizacional da ANACOM para a futura migração digital.
25 de Junho, 2024

Num movimento significativo rumo à transformação digital, a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) anunciou a conclusão bem-sucedida de um projeto em parceria com a Minsait, uma empresa do grupo Indra, que visou a definição de um modelo de Data Governance. Este projeto não só tem como objetivo melhorar a transparência e democratização dos dados, mas também preparar a estrutura organizacional da ANACOM para a futura migração digital.

A necessidade de repensar a organização e acessibilidade dos dados surgiu à medida que a ANACOM evolui no seu paradigma tecnológico. A entidade identificou que os procedimentos envolvidos na produção de informação precisavam de ser analiticamente mais eficientes e menos complexos, garantindo assim a melhoria da qualidade e integridade dos dados.

Para Raquel Monteiro de Carvalho, Gestora de Conta da Minsait, “este é um ótimo exemplo de um projeto bem-sucedido que envolveu a organização da ANACOM na definição de um conjunto de procedimentos para que os dados passem a estar organizados e estruturados de forma a acompanhar o futuro desta entidade. Procedimentos claros e workshops ajudam a compreender o caminho a seguir na definição de um modelo de data governance”.

A abordagem da Minsait no projeto incluiu a definição de um modelo abrangente de Data Governance, Data Management e Arquitecture Technology. Este modelo visa garantir que a ANACOM gere os seus dados de acordo com procedimentos e boas práticas estabelecidas, otimizando processos de gestão de dados e metadados e melhorando o desempenho e a integração dos dados. Além disso, assegura a segurança e confidencialidade dos dados, respondendo eficazmente aos requisitos em vigor e futuros.

David Jorge, gestor do projeto por parte da ANACOM, referiu: “Para garantirmos a gestão necessária e correta da informação existente na ANACOM, de forma segura, efetiva e eficiente, demos corpo a uma ação estratégica através de diversos projetos, destacando-se a redefinição do modelo de governação e gestão de dados da ANACOM, ação que foi apoiada pela Minsait”.

Os workshops realizados foram uma componente crucial do projeto, permitindo a presença de stakeholders chave e potenciando o sucesso da iniciativa. Estes workshops proporcionaram um maior nível de maturação sobre o tema aos envolvidos, contribuindo para a sustentação do processo de democratização dos dados e a otimização da transformação de dados em informação.

Opinião