Mercado global de telemóveis cresce com estilo (e promoções!)

O mercado global de telemóveis está de volta ao jogo, com remessas a crescerem 2,4% no final de 2024 e a ultrapassarem os 1,24 mil milhões de unidades no ano.
14 de Janeiro, 2025

O mercado global de telemóveis voltou a dar sinais de vida – e com estilo. De acordo com os dados preliminares do IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, as remessas globais de smartphones cresceram 2,4% no quarto trimestre de 2024 (4T24), atingindo 331,7 milhões de unidades. Este resultado marca um feito notável: seis trimestres consecutivos de crescimento, fechando o ano com um aumento de 6,4% e impressionantes 1,24 mil milhões de remessas de telemóveis despachadas.

Depois de dois anos difíceis, onde o mercado parecia estar em “modo avião”, 2024 foi o equivalente a carregar no botão de reiniciar. Mas, atenção, o crescimento em 2025 será mais tímido, uma vez que os ciclos de substituição estão a alongar-se e a demanda reprimida começa a ser saciada.

Promoções, parcerias e muitos telemóveis na China

Apesar de uma economia global ainda a recuperar, taxas de câmbio instáveis e aquela insistente inflação a pairar como uma notificação irritante, os vendedores de telemóveis mostraram que sabem jogar o jogo. Promoções agressivas, lançamentos em diferentes segmentos de preços, planos de financiamento sem juros e trocas vantajosas foram as cartas que garantiram o crescimento do mercado, segundo Nabila Popal, diretora de pesquisa sénior da IDC.

A China, em particular, foi o palco de uma grande festa de vendas. Enquanto gigantes como Apple e Samsung mantiveram o pódio no final de 2024, foi o crescimento agressivo dos fabricantes chineses que roubou a cena, com uma estratégia que misturou dispositivos de entrada acessíveis e um empurrão no segmento premium.

Xiaomi no ataque e Apple a respirar fundo

No ranking global, a Xiaomi foi o grande destaque, conquistando o terceiro lugar tanto no trimestre como no ano. Foi também quem cresceu mais rapidamente entre os cinco maiores fabricantes. Entretanto, a Transsion, popular nos mercados emergentes, empatou com a vivo no trimestre e com a OPPO no final do ano, numa corrida que está a tornar o mercado cada vez mais competitivo.

Já a Apple e a Samsung viram as suas remessas anuais e participação de mercado encolherem, apesar de manterem o domínio. Culpa dos fabricantes chineses, que não perdem uma oportunidade de expandir território – e de lançar dispositivos de qualidade com preços híper competitivo, como quem lança confetes numa festa de aniversário.

O que aí vem?

2025 promete mais crescimento, mas com cautela. A incerteza causada por potenciais novas tarifas da administração norte-americana pode complicar a vida de alguns fabricantes. Por outro lado, a estratégia de diversificação das marcas parece estar a funcionar, mesmo perante este cenário de nuvens cinzentas.

De uma coisa podemos ter certeza: enquanto houver smartphones, promoções e um público ávido por tecnologia, o mercado global continuará a ser um verdadeiro campo de batalha. E, claro, continuaremos a olhar para os nossos telemóveis com aquele misto de admiração e dependência.

Sejamos honestos, existirá quem consegui resistir à ideia de um novo gadget? Não me parece.

Opinião