Quem já precisou de escrever um endereço como Rua Ambrósio Alberto Alves de Oliveira Guerra, Freixo de Espada à Cinta sabe que preencher formulários online pode ser um verdadeiro teste de paciência. Um novo estudo da Mastercard revela que nove em cada dez europeus ainda inserem manualmente seus dados pessoais ao fazer compras online, incluindo o endereço completo e os 16 dígitos do cartão. Isso significa um gasto médio de três minutos por transação, totalizando cerca de três horas anuais, considerando as 56 compras que fazem online, em média.
Este gasto de tempo sobe para outro patamar se considerarmos o tempo necessário para introduzir o topónimo mais longo da Europa, no País de Gales, com 58 letras Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.
Para eliminar este constrangimento, a Mastercard está a juntar-se à cidade galesa e a seis outras cidades “sesquipedalianas” – uma forma extensa de dizer nomes longos – para promover a adoção do Click to Pay, uma solução de pagamento que torna desnecessário o preenchimento destes dados de uma vez por todas, com segurança e simplicidade num só clique.
Estas cidades com nomes demasiados longos – que incluem a polaca Międzybrodzie Żywieckie, a Chéquia Brandýs nad Labem-Stará Boleslav, a italiana Castelnuovo di Garfagnana, a neerlandesa Westerhaar-Vriezenveensewijk, a espanhola Villanueva del Trabuco e a relativamente contida Skinnskatteberg -, vão tornar-se Capitais Mastercard Click to Pay e onde vão ser realizadas ações de sensibilização para impulsionar a adoção da tecnologia que economiza tempo e aumenta a segurança.
‘’Ter o nome mais longo da Europa é uma honra para a nossa aldeia’’, explica Dyfed Wyn Jones, presidente da câmara de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch “mas escrevê-lo repetidamente pode ser cansativo’’. ‘’Estamos orgulhosos da nossa herança, mas reconhecemos o valor de aproveitar um bom atalho e a importância da tecnologia, que pode tornar as nossas vidas mais fáceis e seguras.’’
O presidente da câmara de Międzybrodzie Żywieckie, Łukasz Harat, também destaca a importância da inovação para comunidades rurais: “Ao vivermos numa comunidade rural, levamos por vezes algum tempo a adotar a tecnologia mais recente. Esse atraso às vezes afeta os nossos cidadãos mais velhos, que são menos propensos a adotar novos métodos quando finalmente estão disponíveis, o que pode comprometer a sua segurança, especialmente online.”
Os pagamentos contactless revolucionaram as transações em loja há mais de uma década e hoje é o Click to Pay que está a tornar-se rapidamente no padrão para o checkout online, ao oferecer aos consumidores mais facilidade e tranquilidade e ao ajudar os comerciantes a superar estes atritos no checkout. De acordo com o estudo da Mastercard, 95% dos europeus abandonaram uma sessão de compras online no ano passado quando se depararam com constrangimentos ou surpresas indesejáveis no checkout, desde preocupações de segurança à falta de opções de pagamento adequadas ou simplesmente por não terem o cartão certo à mão.
“Se eu morasse numa dessas cidades, o meu cartão teria expirado no momento em que introduzi corretamente o meu endereço!”, comenta Brice van de Walle, vice-presidente executivo de pagamentos da Mastercard Europe. “Felizmente, estas soluções digitais tornam a vida muito mais fácil e por isso estamos a dar o próximo passo: tornar os pagamentos online com um clique no novo normal, como parte do nosso compromisso de eliminar gradualmente a entrada manual de dados online até 2030.”
O Click to Pay usa um processo chamado tokenização, que substitui o número de 16 dígitos do titular do cartão por um token seguro, tornando-o ilegível para um criminoso se roubado. Isso não só protege os compradores de golpistas, mas também protege os comerciantes de ameaças cibernéticas.