De acordo com um novo relatório da Craftgate, uma empresa especializada em orquestração de pagamentos, a adoção de métodos de pagamento alternativos continua a crescer no ecossistema FinTech. De acordo com dados da EY, mais de 85% das empresas planeiam incluir novas opções de pagamento no prazo de três anos, reflectindo um interesse em oferecer experiências mais flexíveis aos clientes.
O documento também destaca que a carteira digital se estabeleceu como o método de pagamento online mais popular em todo o mundo. Em 2024, foi responsável por quase metade das transações globais de comércio eletrónico, com um aumento previsto que poderá atingir uma taxa de crescimento anual composta de 18,1% até 2030, de acordo com as estimativas
As plataformas de orquestração de pagamentos facilitam a integração de vários fornecedores e métodos num único sistema, tornando o processo de cobrança mais simplificado e transparente. De acordo com a Global Market Insight, este mercado – avaliado em 1,2 mil milhões de dólares em 2023 – poderá atingir 6,3 mil milhões de dólares até 2032. Este desenvolvimento responde à necessidade de eficiência e adaptabilidade a novos métodos de pagamento, num contexto em que 85% dos utilizadores de comércio eletrónico abandonam as suas compras se não encontrarem o seu método preferido, de acordo com dados da Stripe.
Jorge Sorial, Country Manager da Craftgate para Espanha, salienta que o setor está a evoluir para métodos de pagamento modernos e flexíveis, impulsionados pelo surgimento da Inteligência Artificial, novos enquadramentos regulamentares e a ascensão da FinTech. Por sua vez, a evolução para a orquestração de pagamentos responde à crescente procura de uma plataforma agnóstica que unifique a experiência do utilizador e contribua para o crescimento das receitas.
Os serviços “compre agora, pague depois” (BNPL) estão a avançar rapidamente e, segundo a Market.us, poderão atingir 40 mil milhões de dólares até 2027. Este fenómeno confirma o desejo dos consumidores por ferramentas de financiamento flexíveis e transparentes. Ao mesmo tempo, outros métodos de pagamento internacionais e locais estão a ganhar terreno e a tornar-se uma prioridade para muitos utilizadores.
O relatório da Craftgate salienta que, para obter uma vantagem competitiva e aumentar a satisfação do cliente, as empresas devem considerar a adoção de múltiplos métodos de pagamento. Neste sentido, a orquestração de pagamentos permite às empresas gerir as transações de forma mais eficiente e promove um melhor controlo de custos, minimizando o risco e oferecendo aos clientes a conveniência de utilizar os seus métodos preferidos.