Mais de 85% das empresas planeiam incorporar métodos de pagamento alternativos nos próximos 3 anos.

Os avanços nas tecnologias de pagamento e a crescente procura de opções mais ágeis estão a impulsionar a orquestração de pagamentos, um mercado que atingirá 6,3 mil milhões de dólares até ao final de 2032.
26 de Março, 2025

De acordo com um novo relatório da Craftgate, uma empresa especializada em orquestração de pagamentos, a adoção de métodos de pagamento alternativos continua a crescer no ecossistema FinTech. De acordo com dados da EY, mais de 85% das empresas planeiam incluir novas opções de pagamento no prazo de três anos, reflectindo um interesse em oferecer experiências mais flexíveis aos clientes.

O documento também destaca que a carteira digital se estabeleceu como o método de pagamento online mais popular em todo o mundo. Em 2024, foi responsável por quase metade das transações globais de comércio eletrónico, com um aumento previsto que poderá atingir uma taxa de crescimento anual composta de 18,1% até 2030, de acordo com as estimativas

As plataformas de orquestração de pagamentos facilitam a integração de vários fornecedores e métodos num único sistema, tornando o processo de cobrança mais simplificado e transparente. De acordo com a Global Market Insight, este mercado – avaliado em 1,2 mil milhões de dólares em 2023 – poderá atingir 6,3 mil milhões de dólares até 2032. Este desenvolvimento responde à necessidade de eficiência e adaptabilidade a novos métodos de pagamento, num contexto em que 85% dos utilizadores de comércio eletrónico abandonam as suas compras se não encontrarem o seu método preferido, de acordo com dados da Stripe.

Jorge Sorial, Country Manager da Craftgate para Espanha, salienta que o setor está a evoluir para métodos de pagamento modernos e flexíveis, impulsionados pelo surgimento da Inteligência Artificial, novos enquadramentos regulamentares e a ascensão da FinTech. Por sua vez, a evolução para a orquestração de pagamentos responde à crescente procura de uma plataforma agnóstica que unifique a experiência do utilizador e contribua para o crescimento das receitas.

Os serviços “compre agora, pague depois” (BNPL) estão a avançar rapidamente e, segundo a Market.us, poderão atingir 40 mil milhões de dólares até 2027. Este fenómeno confirma o desejo dos consumidores por ferramentas de financiamento flexíveis e transparentes. Ao mesmo tempo, outros métodos de pagamento internacionais e locais estão a ganhar terreno e a tornar-se uma prioridade para muitos utilizadores.

O relatório da Craftgate salienta que, para obter uma vantagem competitiva e aumentar a satisfação do cliente, as empresas devem considerar a adoção de múltiplos métodos de pagamento. Neste sentido, a orquestração de pagamentos permite às empresas gerir as transações de forma mais eficiente e promove um melhor controlo de custos, minimizando o risco e oferecendo aos clientes a conveniência de utilizar os seus métodos preferidos.