O Lore foi concebido com o objetivo de revolucionar o serviço a clientes através de bots. Os bots são geralmente programados para disponibilizar respostas limitadas, o que leva à redução da precisão das respostas à medida que as questões se tornam mais complexas. A L’Oréal decidiu levar as interações com os seus clientes para o próximo nível, cocriando este assistente virtual com a NTT DATA, que permite uma comunicação hiperpersonalizada com cada cliente, tendo por base linguagem natural, exatamente como se de um ser humano se tratasse.
Na base desta solução está a eva, a plataforma de IA conversacional desenvolvida pela NTT DATA para criar e gerir assistentes virtuais com IA generativa, e que integra também o poder das mais recentes inovações da Open AI, para garantir que esta solução consegue compreender diálogos escritos e falados com uma notável naturalidade.
Para Santiago Santa María, Diretor da NTT DATA, “o processo de desenvolvimento desta solução foi um desafio e, ao mesmo tempo, um processo de grande aprendizagem. Para que a consultora de beleza virtual cumprisse o seu objetivo e fosse capaz de dar respostas consistentes e ágeis mesmo nas situações mais complexas, foi necessário realizarmos um treino intensivo durante meses”.
O Lore faz recomendações aos clientes, tendo por base as suas necessidades, e direciona-os para a loja online da marca. Permite até que a compra seja feita dentro da aplicação em que ocorre a interação. “Com o desenvolvimento do Lore, sabemos que podemos oferecer uma experiência hiperpersonalizada ao cliente, que pode ser treinada sobre novos produtos, no sentido de melhorar o seu conhecimento e sensibilidade para interagir com os utilizadores. Esta é apenas a ponta do iceberg de como a inteligência artificial pode ajudar os utilizadores e melhorar a vida das pessoas“, afirma Santa María.
Esta solução permite criar rapidamente agentes virtuais para gerir eficazmente milhares de utilizadores em vários idiomas e diferentes áreas de negócio. Também pode ser implementada em vários canais digitais, tais como WhatsApp, Instagram, call centers, Web, mobile, chatbots e muitos outros dispositivos.