Katherine Maher substituiu o fundador da Web Summit Paddy Cosgrave, que se demitiu após as suas polémicas declarações no início do conflito israelo-árabe.
Com esta sua saída, após apenas cerca de três meses no cargo, fica claro que a sua nomeação em outubro de 2023 foi uma medida de emergência para conter os danos reputacionais decorrentes das declarações polêmicas de Paddy Cosgrave. Apesar de Cosgrave ainda deter 80% da empresa, a mudança na liderança era crucial para mitigar perdas no evento em Lisboa.
Em comunicado à imprensa, Maher expressou a sua satisfação por liderar a equipa da Web Summit e o seu entusiasmo por poder ter contribuído de forma diferente como Presidente. A Web Summit já está a procura de um novo CEO.
Esta mudança na liderança coincide com o planeamento da Web Summit para a sua conferência inaugural em Doha, no Qatar, que vai decorrer a 26 de fevereiro. Maher permanecerá oficialmente como CEO até lá, com sua saída definitiva está prevista para 1 de março.
A Nova aventura de Katherine Maher
Maher sai da Web Summit para assumir a função de CEO na NPR, um grupo de média sem fins lucrativos nos EUA, com uma audiência semanal de 44 milhões de pessoas. Esta oportunidade inesperada tornou-se irresistível para a executiva, considerando a estatura da NPR no cenário mediático dos EUA. Este apelo, aliado ao seu histórico profissional envolvendo tecnologia e defesa dos direitos humanos e digitais, pode explicar a rapidez deste movimento.