Nos últimos anos, os consumidores tornaram-se mais conscientes do valor que os aparelhos antigos ainda têm. Com a aproximação de setembro e o lançamento do novo iPhone, muitos estarão a pensar em atualizar para o modelo mais recente. No entanto, e apesar desta crescente consciência, muitas pessoas ainda hesitam em vender os seus telefones antigos devido a preocupações com o processo de venda ser complicado, demorado ou simplesmente não seguro em relação à sua privacidade.
Neste sentido, a Swappie, defensora de uma utilização mais sustentável da tecnologia, ajudou-nos a apresenta três razões a considerar ao vender um iPhone antigo, para mitigar estes problemas e promover um futuro mais sustentável:
1 | O velho pode ser uma nova oportunidade
Todos os anos, milhões de iPhones ficam esquecidos em gavetas, mas muitas vezes estes podem ter uma segunda vida. Existem processos de venda simples, com uma avaliação online quase instantânea, envio gratuito e pagamento rápido, garantindo uma transação fácil e sem complicações. Caso não possam ser vendidos, continuam cheios de matérias-primas que valem a pena reciclar. Porque não dar uma nova vida a um dispositivo antigo? Trata-se de uma ótima maneira de garantir que este seja reutilizado e apresenta uma oportunidade de ganhar algum dinheiro extra para uma próxima atualização tecnológica.
2 | O velho pode valer ouro
Alguns modelos de iPhone mais antigos continuam a ser muito procurados, como o iPhone 13 e iPhone 13 Pro Max, que ocupam os dois primeiros lugares do pódio, e muitas pessoas estão à procura de adquiri-los a um bom preço, especialmente se recondicionados e com garantia. Ao oferecer preços competitivos pelos iPhones antigos, dando-lhes uma segunda vida, as empresas de recondicionados garantem que os consumidores têm o melhor valor pelo seu dispositivo. Quem o compra também fica a ganhar, já que a aquisição de um dispositivo recondicionado oferece uma relação custo-benefício superior, permitindo que o consumidor adquira tecnologia de ponta a um preço mais acessível. É cada vez mais frequente que estes dispositivos venham com garantias que asseguram a sua funcionalidade e qualidade, proporcionando mais tranquilidade ao consumidor.
3 | O velho pode ser sustentável
Como referido anteriormente, vender um aparelho antigo para ser recondicionado, em parte ou na integralidade, é uma escolha segura, amiga do ambiente e financeiramente inteligente. Posto isto, contribui para a economia circular, pois dá uma nova vida a um telemóvel usado, evitando que se torne em lixo eletrónico (e-waste). Este modelo de negócio (C2B) da Swappie não só facilita a inspeção, reparação e recondicionamento dos dispositivos, como também incentiva os consumidores a participar ativamente na redução do lixo eletrónico. Vender um iPhone antigo é uma decisão que beneficia todos — incluindo o planeta.