InPost alarga oferta de cacifos inteligentes em Portugal

Os lockers (cacifos inteligentes) são pontos de recolha de pedidos online operacionais 24 horas por dia e instalados em lugares públicos ou lojas, aos quais é possível aceder através de um código PIN enviado ao utilizador quando este recebe a encomenda.
29 de Fevereiro, 2024

A InPost anunciou que já tem instalados em Portugal os seus primeiros cacifos inteligentes para a recolha de encomendas online, localizados em locais públicos e em lojas, operacionais 24 horas por dia para que os utilizadores possam decidir quando levantar as suas compras. 

Os cacifos da InPost são totalmente seguros para o utilizador, uma vez que este será o único a poder aceder ao seu conteúdo graças a um código PIN que receberá quando for recolher a sua encomenda. 

O cliente poderá escolher em que cacifo deseja receber a sua encomenda, pelo que a empresa está a preparar um ambicioso plano de implantação de Lockers em toda a Península Ibérica, que se juntarão aos mais de 21.000 que a InPost já possui em toda a Europa.

Este anúncio surge no seguimento da abertura do Ponto Pack n.º 2.000 em Portugal, no final de outubro de 2023 – o que representa um crescimento da rede de 100% face aos mil pontos de recolha da rede registados em março do ano passado.

Entregas sustentáveis

Os cacifos inteligentes coexistirão com a rede de Ponto Pack, localizados sobretudo em lojas de comércio local em todo o território português, que oferecem a possibilidade de recolher encomendas online e depois entregá-las aos consumidores que tenham selecionado estes locais como ponto de entrega. 

O objetivo da InPost é criar uma rede híbrida de entregas não domiciliárias, combinando Ponto Pack e cacifos. Um algoritmo determina os melhores locais da cidade para instalar os Lockers.

Nicola D’Elia, CEO da InPost para Portugal, Espanha e Itália, sublinha as vantagens da utilização destes cacifos como ponto de entrega das encomendas online: “para começar, oferecem uma maior liberdade ao utilizador, uma vez que este não tem de estar em casa no momento da entrega, cuja hora é quase sempre desconhecida. Além disso, estão operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana e o cliente poderá escolher o Locker mais próximo da zona para onde se vai deslocar, seja por motivos de trabalho ou lazer, ou mesmo porque vive perto. Assim, reduz a zero as entregas perdidas – uma poupança de tempo, mas também uma poupança para o ambiente, dadas as reduções de emissões poluentes”.

Os Lockers tornam as entregas mais eficientes. A InPost explica que, num turno de 8 horas, um típico motorista de entregas ao domicílio pode fazer entre 80 e 100 paragens e, por conseguinte, entregar entre 80 e 100 encomendas. Já um motorista da InPost com apenas 5-10 paragens pode entregar entre 800 e 1.000 encomendas. 

Isto significa que, graças ao seu modelo de negócio, a InPost consegue entregar mais encomendas, ajudando a reduzir o tráfego nas cidades, o que se traduz numa diminuição considerável das emissões de CO2.

Um ano de bons resultados

A InPost, mais uma vez, concluiu com sucesso a época alta, processando um total de 268,4 milhões de encomendas no quarto trimestre de 2023, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano anterior. 

O crescimento do volume foi impulsionado pelo forte desempenho nos mercados internacionais da InPost. Os volumes de encomendas internacionais, que representam 35% do total de volumes do Grupo, atingiram 93,0 milhões no 4T de 2023 (+28% YoY), impulsionados principalmente pelo mercado do Reino Unido, muito forte com 17,2 milhões de encomendas entregues (+169% YoY e +29% QoQ) e também por um crescimento encorajador contínuo da Mondial Relay, que atingiu 70,6 milhões de encomendas (+9% YoY, com os volumes B2C a crescerem 30% YoY). No dia de maior movimento do 4º trimestre de 2023, o Grupo InPost serviu 11 milhões de encomendas e, na Polónia, a InPost foi a única empresa que garantiu entregas antes de 24 de dezembro.

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