InPost a maior rede de entrega de compras online na península ibérica atinge os 10.000 Lockers

"O crescimento em Espanha e Portugal permitiu à InPost ter a maior rede própria de entregas não domiciliárias da Península Ibérica, pois nenhum outro prestador de serviços neste setor atingiu os 10.000 pontos nestes dois mercados."
10 de Maio, 2024
Nicola D'Elia

O Grupo InPost atingiu os 10.000 Ponto Pack e Lockers em Espanha e Portugal, tornando a Península Ibérica um dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de compras online, considerado mais eficiente e sustentável. Este número faz da InPost a detentora da maior rede de pontos próprios em Espanha e Portugal.

Mercado português e espanhol

“A Espanha é um mercado chave para a InPost, pois é um país dinâmico e em crescimento, onde o comércio online é bem recebido por pessoas de todas as idades”, explica Nicola D’Elia, CEO Portugal, Espanha e Itália do Grupo InPost. “É por isso que a nossa proposta de envios não domiciliários se adequa bem ao país, onde as pessoas também são mais ativas nas ruas e apreciam as suas cidades. Esta preferência por estar em movimento e explorar os ambientes urbanos torna a opção de receber os envios num Locker ou num Ponto Pack especialmente atrativa e conveniente para muitos”, acrescenta.

Atualmente, os espanhóis têm à sua disposição mais de 8.000 Ponto Pack e Lockers distribuídos por todo o país, o que facilita o acesso e a seleção destes pontos de recolha de acordo com as necessidades de cada utilizador. A InPost aumentou o número de Ponto Pack e Lockers em Espanha em mais de 87% entre 2023 e até agora em 2024.

Paralelamente ao crescimento em Espanha, Portugal continua o seu próprio crescimento e já conta com 2.000 Ponto Pack e Lockers no país, representando um marco importante para este mercado, que é igualmente atrativo para a InPost e que registou um crescimento de 117% em relação a janeiro de 2023.

“O crescimento em Espanha e Portugal permitiu à InPost ter a maior rede própria de entregas não domiciliárias da Península Ibérica, pois nenhum outro prestador de serviços neste setor atingiu os 10.000 pontos nestes dois mercados — apenas a InPost atingiu o número de 10.000 pontos próprios. Este é um motivo de orgulho para nós e uma razão para continuarmos a procurar novas localizações que nos aproximem cada vez mais dos utilizadores que já optam por receber as suas compras através da nossa rede híbrida”, explica D’Elia, que também destacou a mudança de imagem corporativa da InPost que acompanha este marco.

Crescimento contínuo: 1.000 Lockers em Espanha

A InPost acaba de alcançar o marco de 1.000 Lockers em Espanha, reforçando a sua posição como uma das maiores redes de entregas não domiciliárias do país. Este número coloca a Espanha como um dos países mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de compras online, que tem muitas vantagens e benefícios, tanto para o utilizador como para a sociedade em geral.

A rede híbrida da InPost é composta por Ponto Pack e Lockers. Os Lockers são cacifos inteligentes que se encontram em locais movimentados, como supermercados, estações de serviço ou estações de transportes públicos, onde os estafetas deixam as encomendas com as compras online do utilizador. Isto permite a cada pessoa escolher em que Locker quer levantar a sua encomenda e quando se deve dirigir a ele.

“É comum que os Lockers estejam disponíveis 24 horas por dia, uma vez que estão frequentemente localizados em áreas exteriores, o que oferece um grau de flexibilidade nunca antes visto. Além disso, o utilizador tem até 8 dias para ir buscar a encomenda”, salienta D’Elia. Também podem funcionar no sentido inverso, recolhendo as devoluções que o utilizador tem de fazer, o que permite uma maior flexibilidade na gestão das compras online e permite às carrinhas de entregas reduzir as viagens, uma vez que não têm de se deslocar a casa do utilizador para recolha das devoluções.

Na Polónia, os Lockers permitiram poupar 171.946 toneladas de CO2 em comparação com as entregas ao domicílio tradicionais. Esta abordagem mais eficiente não só gera poupanças ambientais impressionantes, como também realça o empenho da empresa em práticas sustentáveis e responsáveis.

Opinião