Indra desenvolve sistema de visão 360º baseado em IA para blindados

"Esta é uma tecnologia na qual estão a apostar os exércitos mais avançados do mundo, como os dos EUA, Reino Unido e Alemanha"
24 de Maio, 2024
Imagem ilustrativa

A empresa apresentou ao Ministério da Defesa espanhol o seu sistema, uma evolução da solução que começou a desenvolver no âmbito da primeira fase do programa 8×8 Dragon. A apresentação aos chefes do Estado-Maior do Exército (EME), da Direção Geral de Material e Armamento (DGAM) e do Comando de Apoio Logístico do Exército (MALE) decorreu no Parque e Centro de Manutenção de “Vehículos Ruedas Nº 2 de Córdoba”.

O sistema incorpora diferentes algoritmos de inteligência artificial que analisam as imagens recolhidas pelas câmaras de alcance visível, noturno e infravermelhos colocadas à volta do veículo. Deste modo, consegue aumentar o alcance de deteção e identificação de pessoas e plataformas, discriminando se são amigas ou inimigas e avaliando o grau de ameaça que representam, bem como o risco de emboscada, e propondo possíveis medidas de proteção e linhas de ação para cumprir a missão.

A tripulação monitoriza toda esta informação e contribui de forma colaborativa para a sua análise, acelerando a perceção e compreensão do que está a acontecer em cada momento, o que aumenta ainda mais a eficiência do sistema. 

“Esta é uma tecnologia na qual estão a apostar os exércitos mais avançados do mundo, como os dos EUA, Reino Unido e Alemanha” refere o diretor comercial da Indra, Miguel Rodríguez Mora, e sublinha que “a utilização da IA será especialmente importante para operar em ambientes complexos, como zonas urbanas ou com pouca visibilidade, onde é mais difícil discriminar os atacantes e onde os tempos de reação são reduzidos”.

O que diferencia o sistema de visão de 360 graus da Indra, acrescenta Rodriguez Mora, é que “vai além da mera perceção do ambiente e tem a capacidade de compreender dados, reconhecer padrões, interpretar e avaliar o que está a acontecer e como isso afeta os planos estabelecidos”. Desta forma, é capaz de “automatizar tarefas e tomar decisões de forma muito mais rápida e clara em situações de stress máximo, reduzindo o número de erros e aumentando a segurança”, sublinha.

O sistema de visão 360º foi concebido para ser integrado com o Sistema de Missão do 8×8 Dragon, também desenvolvido pela Indra e que atua como o cérebro do veiculo blindado, controlando todos os sensores e subsistemas do veículo. Este tipo de tecnologias contribui, por sua vez, para enriquecer a visão tática que utilizam os sistemas de nível superior, como o Battlefield Management System (BMS), atualmente integrado nos veículos blindados e carros de combate do Exército espanhol, que também se baseia em tecnologia da Indra e que facilita a coordenação e o intercâmbio de informação entre as unidades destacadas numa operação. 

Opinião