Indra avança na integração de padrões NATO

A empresa passa a estar apta a incorporar os mais recentes padrões da NATO em sistemas de proteção de embarcações militares.
24 de Junho, 2024

A Indra, em parceria com a Navantia, posicionou-se como uma empresa aptas a incorporar os mais recentes padrões da NATO em sistemas de proteção de embarcações militares. Esta colaboração já resultou na implementação inicial num navio destinado ao mercado de exportação e está em expansão para a frota completa da Marinha Espanhola.

Os sistemas de Identificação de Amigos ou Inimigos (IFF) da Indra, agora melhorados para atender aos rigorosos requisitos da NATO, desempenham um papel crucial na segurança e eficácia das missões navais. O IFF, em conjunto com os sistemas eletrónicos de defesa, radares e sistemas de comunicações da empresa, forma a espinha dorsal dos sistemas de combate das embarcações militares.

A função primária do IFF é interrogar plataformas na área de operações, obtendo respostas criptografadas que confirmam se a plataforma é aliada ou potencial inimiga. Este processo é sustentado por um sistema de criptografia avançado que evolui constantemente para enfrentar novas ameaças e impedir manipulações adversárias do sinal.

A mais recente atualização introduzida pela NATO, o STANAG standard edition 3 para o modo 5, representa o modo de interrogatório mais avançado disponível atualmente. A incorporação dessas melhorias é mandatória para os países aliados e outras marinhas que operam conjuntamente com a NATO, sendo um requisito essencial para participação em missões internacionais. A Indra destaca-se como uma das poucas empresas fora dos Estados Unidos com capacidade para implementar esta tecnologia, já aplicada em navios de vários países.

A empresa está também a avançar para a certificação pelo escritório AIMS do Departamento de Defesa dos EUA, que verifica a conformidade dos sistemas com as especificações exigidas. Além disso, o sistema IFF da Indra incorpora melhorias de design significativas, permitindo aos clientes adaptarem-se às futuras evoluções normativas através da simples reconfiguração do software, o que promete reduzir custos e aumentar a operabilidade das frotas. A robustez do sistema facilita a manutenção e aumenta a disponibilidade das embarcações.

Com uma experiência de mais de 30 anos, a Indra tem sido um pilar no desenvolvimento e implementação de sistemas de última geração para as marinhas de vários países, incluindo Alemanha, Noruega, Itália, Índia, Coreia do Sul e México, além da Marinha Espanhola. A colaboração com estaleiros de renome global como Navantia, Fincantieri, Thyssenkrupp Marine Systems, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e HD Hyundai Heavy Industries reforça a sua posição de liderança. Os sistemas IFF da Indra não se limitam a plataformas navais, sendo também implementados em plataformas aéreas e terrestres das forças armadas em todo o mundo.

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