IBM e Minsait lançam Centro de Excelência para a Inteligência Artificial em Espanha

Assente na plataforma de dados e IA IBM watsonx, esta iniciativa visa acelerar o desenvolvimento e implementação de casos de uso inovadores que promovam a transformação das organizações. 
19 de Setembro, 2024

As duas entidades estão focadas no desenvolvimento de diferentes casos de uso e projetos piloto, sobretudo na área de atendimento ao cliente (customer service), e que serão realizados em áreas internas da Minsait, bem como em ambientes de empresas clientes, utilizando tecnologia IBM. O principal objetivo destes pilotos é o de validar o potencial da IA ​​Generativa na resolução de problemas reais, melhorar processos de negócio, analisar a qualidade dos serviços e automatizar processos de suporte, visando potenciar o local de trabalho digital em todos os setores da atividade empresarial, privada e pública. Neste sentido, a plataforma de IA e dados da IBM, watsonx, será o elemento central destes projetos, permitindo que as empresas possam tirar partido do poder da IA ​​para transformar as suas operações.

A IBM ajuda a construir inteligência artificial empresarial responsável, gerida com a sua plataforma watsonx, que se destaca por ser aberta e por dar às empresas clientes a flexibilidade de escolherem os modelos de IA que desejam utilizar – formados pela IBM ou pela comunidade aberta – e quais os que melhor se adaptam ao seu caso de uso; híbrida — que permite ao cliente escolher o ambiente onde deseja implementar as suas soluções, quer seja na cloud pública ou on-premise, e assim reforçar a privacidade dos seus dados — e confiável, garantindo os princípios de transparência, responsabilidade e governança.

“Através deste Centro de Excelência para IA Generativa, destacamos a nossa colaboração e união com parceiros-chave como a Minsait para desenvolvermos soluções inovadoras, que impulsionem a transformação digital e consigam gerar um impacto tangível nas empresas”, destaca Raúl García, IBM Ecosystem Leader para Espanha, Portugal, Grécia e Israel.

A criação deste Centro de Excelência em IA Generativa faz parte de uma sólida colaboração entre a IBM e a Minsait, que durante anos partilharam um profundo compromisso com a inovação e a transformação do tecido empresarial espanhol. A IBM desenhou uma proposta de formação definida para a Minsait, composta por itinerários online e sessões presenciais, que culminaram em certificações e distinções que formam os especialistas da entidade para abordar os diferentes casos de uso da tecnologia IBM.

O Centro de Excelência como acelerador de casos de uso com impacto nas empresas 

Um marco importante na criação de novos projetos e MVP (Minimum Viable Product), é a colaboração com a IBM Client Engineering, a equipa de engenharia da IBM dedicada à cocriação de soluções inovadoras e projetos piloto. Este grupo de profissionais, com o apoio dos especialistas em processos da Minsait, agrega um valor significativo à iniciativa, graças à sua vasta experiência, profundo conhecimento das necessidades do cliente, foco na inovação e metodologias ágeis.

Neste momento, estão a ser trabalhados diversos casos de uso na área de Centros de Atendimento ao Utilizador. Graças à solução generativa baseada em IA, a eficiência do processo de auditoria foi significativamente melhorada. Um avanço que reduziu consideravelmente o tempo necessário para auditorias, aumentando o número de contactos auditados, e permitindo que os contactos que requerem atenção específica sejam selecionados para revisão manual.

Para Ignacio Fernández, Diretor Global de Serviços Financeiros da Minsait, esta ambiciosa proposta “permitirá acelerar a escala da inteligência artificial entre as organizações com a ajuda de um parceiro tão estratégico como a IBM, que nos ajudará a explorar novos horizontes e acordos comerciais”. “Os recursos de ambos, desde o conhecimento do setor da Minsait até a própria IA e plataforma de dados watsonx da IBM, são uma proposta de valor diferencial e transformadora no campo da IA.”  

A iniciativa conjunta começou sob uma arquitetura cloud da IBM, tirando partido da agilidade e escalabilidade que esse ambiente proporciona. No entanto, a arquitetura foi projetada para permitir uma migração transparente para um ambiente local (on-premise), oferecendo uma grande flexibilidade à medida que a colaboração continua. 

Opinião